Troca de remédios vencidos por árvores termina hoje

 em Goiás, Sustentabilidade

Termina hoje o prazo para trocar remédios vencidos por mudas de árvores nativas do Cerrado. A parceria entre a Secima e a Farmácia Artesanal alerta para a importância do descarte inteligente de medicamentos. A troca pode ser feita até esta quarta-feira, dia 17, das 7h às 9h e das 17h às 19h, no Parque Flamboyant.

As pessoas que levarem embalagens e medicamentos vencidos e/ou inutilizados vão receber em troca uma muda de planta do Cerrado. A iniciativa pioneira favorece duplamente a causa ambiental, pois incentiva o Descarte Consciente e contribui com a preservação das áreas verdes. Um hotsite (www.descarteinteligente.com.br) também foi criado para apoiar o projeto. Nele o cidadão esclarece suas principais dúvidas e pode saber mais sobre o tema.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem uma preocupação especial com o descarte irregular de medicamentos. Estima-se que dez toneladas de remédios são descartados incorretamente a cada ano no Brasil, causando agressão ao meio ambiente, contaminação da água, do solo e de animais.

Também traz riscos à saúde de públicos vulneráveis que possam reutilizá-los (crianças, pessoas carentes, idosos, etc.). O consumo indevido de medicamentos descartados indevidamente pode levar ao surgimento de reações adversas graves, intoxicações, entre outros problemas. Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) informam que os medicamentos ocupam no Brasil, desde 1996, o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar