Temperatura no início da primavera pode chegar a 38ºC, em Goiânia

 em Goiás

As altas temperaturas servem de alerta para a população goianiense a respeito dos efeitos das mudanças climáticas sobre o nosso bem estar. São estações cada vez mais atípicas, calores mais intensos e secos, que podem vir a causar problemas de saúde.

A temperatura em Goiânia nesta quarta-feira (24), início da primavera, pode chegar a 38ºC, segundo informação da superintendente do Núcleo de Meteorologia da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec), Rosidalva Lopes. A sensação térmica pode chegar a 40ºC e a umidade do ar deve se manter abaixo de 15%.

De acordo com ela, mesmo com a chegada da nova estação, o tempo continuará quente e seco. A umidade do ar em Goiânia chegou a 11% na segunda-feira (21) e não deve aumentar muito nos próximos dias. “Em alguns locais pode ter sido até menos que isso. A tendência é continuar baixa”, explicou a superintendente.

Rosidalva afirmou que as regiões que mais sofrem com as altas temperaturas e baixa umidade são o norte e algumas partes do sudoeste de Goiás. Em Porangatu, no norte do estado, por exemplo, a máxima pode passar de 40ºC.

Segundo a meteorologista, as temperaturas têm aumentado nesta época nos últimos três anos. “Antes, a temperatura máxima chegava a 33ºC, agora está atingindo 38ºC. Abaixo de 20% de umidade já é considerado estado de alerta. Nos últimos três anos vêm se repetindo esse formato de uma primavera muito quente. Esta época de agosto e setembro é crítica para a região”, esclarece.

Ela explicou ainda que vários fatores contribuem para a queda na umidade relativa do ar. “Não tem água na atmosfera e a temperatura está cada vez mais alta, o que contribui para essa baixa significativa na umidade do ar”, disse. Ainda não há previsão de chuva para as próximas semanas.

Inverno
O inverno deste ano em Goiás teve a temperatura mais alta registrada em Porangatu, com 40ºC. A cidade de Jataí, no sudoeste do estado, teve a temperatura mais baixa do estado, registrando 9,6ºC.

A temperatura mais alta registrada na capital durante o inverno foi de 36ºC e a mínima, 15ºC. A umidade relativa do ar mais baixa registrada foi de 11%.

A Sectec não soube informar quando essas temperaturas foram registradas.

Temperatura em Goiânia deve atingir a máxima de 35ºC na quarta-feira (7) (Foto: Cristina Cabral)
via G1
Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar