Chapada dos veadeiros, um Patrimônio Natural da Humanidade

 em Goiás +20

Localizada na região Nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é considerada reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. Localizada a 240 km de Brasília (DF), a reserva abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), criado em 1961, pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

O Parque conta hoje com área total de 65.514 hectares, entre os municípios goianos de Alto Paraíso e Cavalcante. Segundo o site oficial da reserva, o uso público do PNCV é restrito a 3% de sua área. O restante, ou seja, 97% é destinado a fins científicos, como pesquisa e preservação.

Em dezembro de 2001, a região que corresponde a Chapada dos Veadeiros – juntamente com o Parque Nacional das Emas – foi intitulada Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas  para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). No total, 173 mil hectares da vegetação típica da região Centro-Oeste foi tombada, representando a maior reserva mundial de biosfera Cerrado preservada, também considerado a Savana mais rica em biodiversidade do mundo.

Parte do 9º ecossistema mais importantes internacionalmente, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga cerca de 50 espécies da fauna  regional consideradas raras, endêmicas ou em risco de extinção. No que diz respeito a flora no PNCV, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas, das mais de 6 mil originais do Cerrado.

Fonte: Goiás+20 com informações do Chapada dos Veadeiros e Folha Online

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar