Startup transforma resíduos de café em energia limpa

 em Inovação

Via: Ecodesenvolvimento

Mais de 200 mil toneladas de resíduos de café são produzidas por ano em lojas especializadas e fábricas de Londres, capital da Inglaterra. A startup Bio-Bean baseou-se nessa realidade para transformar essas sobras em energia “verde”.

Funciona assim: a empresa recolhe os resíduos de café (borra) nas lojas especializadas e, em seguida, realiza o transporte para a sua planta de processamento local, onde eles podem ser reciclados e transformados em biocombustível.

Segundo o portal Springwise, o processo é muito mais ecologicamente correto do que outros procedimentos de eliminação tradicionais, tais como o dumping no chão em aterro, que libera nocivos gases de efeito estufa para a atmosfera.

O processo utilizado pela Bio-Bean culmina na geração de produtos carbono neutro,  à base de biomassa e biodiesel – que são vendidos para edifícios de Londres e empresas do setor de transportes, reduzindo os resíduos do aterro, os combustíveis fósseis e produção de metano.

Os produtos são de carbono neutro, porque eles fazem uso de uma fonte de material já utilizada, ao contrário do biocombustível produzido a partir de culturas como o etanol de milho e da cana de açúcar, capazes de influenciar na produção de alimentos.

A conversão do pó de café em energia não é uma ideia totalmente nova, mas a escala da operação significa que ela poderia ter um impacto muito maior do que os sistemas anteriores. Existem outros produtos residuais criados na indústria de alimentos que poderiam ser reciclados por outras empresas?

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar