Dia Mundial do Meio Ambiente: propostas para um país sustentável

 em Comportamento, Goiás, Sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day – WED) foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho visa, de acordo com a ONU, catalisar a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Ao longo dos anos esta celebração ganhou importância na sensibilização do público sendo amplamente divulgada em mais de 100 países. “Quando bilhões de pessoas unem forças no propósito comum, isso pode fazer uma enorme diferença”, reflete o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Em 2015 o tema escolhido é “Sete bilhões de Sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”, e tem como objetivo alertar de que o funcionamento da economia depende da gestão responsável dos recursos naturais do planeta. A ONU alerta que em 2050, se o consumo e produção atuais permanecem os mesmos, com o crescimento estimado da população, que deverá atingir 9,6 bilhões, precisaríamos de três planetas para sustentar os nossos modos de vida e de consumo.

Para entrar em clima de conscientização e dar a nossa contribuição, o Goiás Mais 20 terá pautas especiais durante toda a semana. Participe com a gente e dê sua contribuição! Nossa ideia é criar um debate público em volta de uma lista preparada por nós sobre o que cremos ser as “dez coisas que o Brasil precisa fazer para ser um país sustentável”:

 

  1. Retomar o programa do Etanol de maneira profissional;
  2. Isentar de impostos a produção de energia solar e a compra de seus componentes importados;
  3. Desonerar (impostos diretos e indiretos) a produção de bicicletas;
  4. Estimular a indústria de reciclagem com impostos diferenciados e apoio na logística reversa;
  5. Recompensar aos usuários que reduzirem o consumo de água e energia;
  6. Estimular a pesquisa em biodiversidade;
  7. Melhorar o processo de licenciamento dos medicamentos fitoterápicos;
  8. Privilegiar as empresas que contratam seus funcionários levando em conta a distância da casa ao trabalho;
  9. Cobrar pelo uso da água dos usuários que fazem a captação direta;
  10. Estimular o ecoturismo nos parques e reservas nacionais.
Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar