Semana do Meio Ambiente de Goiás

 em Goiás +20

Pacote de ações começa com decreto para viabilizar Parque do Meia Ponte

A Semarh prepara uma série de atividades para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente. Nos dias 4, 5 e 6 a Secretaria vai desenvolver ações de educação ambiental nos parques estaduais, com visitação de alunos de escolas públicas no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, em Goiânia, no Parque Serra de Caldas, em Caldas Novas, e no Parque dos Pireneus, em Pirenópolis. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, os alunos vão ter um dia voltado para o meio ambiente, com exibição de vídeos temáticos, trilha guiada por educadores ambientais da Semarh, cartilhas sobre preservação e consumo consciente e distribuição de mudas nativas do Cerrado. Às 10 horas da quarta-feira, dia 6, o Parque Altamiro de Moura Pacheco será palco da peça “O Contador de Histórias do Cerrado”. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

A Secretaria promove ainda a entrega de mudas nativas do Cerrado no Parque Areião, em Goiânia. A distribuição será das 14 às 17 horas do dia 5, e visa promover o aumento de árvores plantadas em propriedades privadas urbanas e alertar a população para a importância de promover um estilo de vida sustentável. A Semarh estará presente na Assembleia Legislativa, durante o evento promovido pelo Poder Legislativo, com orientações e distribuição da cartilha educacional e do Manual da Reserva Legal.

A fiscalização vai promover blitze ambientais em Goiânia para combater o comércio de pescados clandestinos e verificar estabelecimentos comerciais que possam estar atuando sem a devida licença ambiental. O foco das blitze são comércios potencialmente poluidores, como postos de combustíveis e lavanderias. As equipes de fiscalização também vão intensificar o combate a crimes ambientais em regiões onde o número de denúncias e flagrantes de atividades ilegais ainda persiste e nos postos de monitoramento espalhados pelo Estado. Os resultados serão apresentados após a Semana do Meio Ambiente.

Meia Ponte
O momento de maior importância será a assinatura, por parte do governador Marconi Perillo, do decreto que restringe atividades em seis áreas que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte para início dos estudos técnicos que vão viabilizar a criação do Parque do Meia Ponte. A assinatura será às 16 horas da terça-feira, dia 5, durante a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Meia Ponte, no auditório Mauro Borges, subsolo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Ao todo, cinco áreas públicas e uma particular terão restrições quanto à sua utilização. A primeira são as nascentes do rio localizadas no município de Itauçu. As outras são a área de captação de água da Saneago, a área próxima à Secretaria da Fazenda, a área onde está situada a antiga Metago a região da Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia e a área do quartel do Corpo de Bombeiros, no Goiânia 2. Estas localidades compreendem o primeiro passo para consolidar o futuro parque estadual.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é celebrada de 4 a 8 de junho, e integra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, o Dia marcou a abertura da Conferência Mundial de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

1) Dias 4, 5 e 6 – Peamp recebe estudantes de escolas públicas para uma aula sobre meio ambiente – período matutino
2) Dias 4, 5 e 6 – Operações de fiscalização
3) Dia 5 – Stand da Semarh na Assembleia Legislativa, com orientações e distribuição de Material educativo (cartilha educacional e manual da Reserva Legal), das 8 às 18 horas;
4) Dia 5 – Assinatura de decreto para restrição de atividades em áreas do Meia Ponte para início dos estudos do novo parque – às 16h, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, durante reunião do Comitê da Bacia do Meia Ponte
5) Dia 5 – Entrega de mudas e cartilhas no Parque Areião, das 14 às 17 horas;
6) Dia 6 – Apresentação da peça de teatro “O Contador de Histórias do Cerrado”, no Peamp, às 10 horas

Autor: Brenno Sarques
Fonte: SEMARH

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar