Reutilize o óleo de fritura usado

 em Goiás +20

Quando acabamos de utilizar o óleo de cozinha, geralmente o descartamos em pias domésticas ou no lixo. Mas será que é correto essa forma de descarte, e como pode afetar o homem e a natureza?

Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitat

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Maneiras de reutilizar o óleo de cozinha

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto,  cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

Na transformação do óleo de cozinha em biodiesel, o óleo e filtrado para retirar as impurezas e os sólidos em suspensão, e logo após remove-se toda a água contida no produto, o óleo “limpo” recebe então a adição de álcool e de uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas, ele se transforma em biocombustível e após o refino pode ser usado em motores capacitados para queimá-lo.

Caso as soluções descritas acima, seja inviável para você, basta armazenar o óleo de cozinha em garrafas PET e levar ao posto de coleta mais próximo. Assim, evitamos a contaminação da água e do solo e contribuímos para um ambiente mais equilibrado.

Fonte: Bluue

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar