Reaproveitamento da água da chuva

 em Goiás +20

É frequente ouvirmos esta expressão: ” A água está acabando no mundo!”, no entanto sabemos que o que está diminuindo não é a quantidade de água presente no planeta, pois através do ciclo da água seu volume sofre poucas variações, e sim a quantidade de água potável (própria para o consumo humano).

É pensando neste problema ambiental que resolvemos mostrar uma solução simples que pode minimizar os impactos ambientais causados pelo mal uso da água.

Reaproveitar a água significa mantermos as reservas de água potável de nosso planeta em níveis aceitáveis, além de auxiliar no combate da contaminação, uma vez que desperdiçada ela entra em contato com resíduos que irão torná-la imprópria para o consumo.

O processo de reaproveitamento da água não se restringe às residências, incluindo também os comércios e indústrias. Confira no esquema abaixo como podemos reutilizar a água proveniente das chuvas, preservando o meio ambiente e economizando dinheiro.

A água da chuva cai sobre as calhas e é canalizada até um filtro subterrâneo, que ao descontaminar a água a direciona para um reservatório. Toda a água presente neste reservatório é bombeada para uma segunda “caixa d’água” que abastece a lavanderia e também o jardim.

A captação de água da chuva é uma prática muito difundida em países como a Austrália e a Alemanha, aonde novos sistemas vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e bastante efetiva em termos de custo-benefício. A utilização de água de chuva traz várias vantagens:

[box]1) Redução do consumo de água da rede pública e do custo de fornecimento da mesma,[/box]

[box]2) Evita a utilização de água potável onde esta não é necessária, como por exemplo, na descarga de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos, etc;[/box]

[box]3) Os investimentos de tempo, atenção e dinheiro são mínimos para adotar a captação de água pluvial na grande maioria dos telhados, e o retorno do investimento é sempre positivo;[/box]

[box]4) Faz sentido ecológica e financeiramente não desperdiçar um recurso natural escasso em toda a cidade, e disponível em abundância no nosso telhado;[/box]

[box]5) Ajuda a conter as enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios.[/box]

Sabendo agora dos benefícios de se reutilizar a água, participe você também na divulgação desta notícia através de nossas redes sociais, assim você também se tornará um instrumento de educação ambiental para melhorar a qualidade de vida de todos nós.

Assista o vídeo abaixo que demonstra como a captação da água da chuva auxilia na irrigação de jardins.

Fonte: Bluue – Portal Ambiental

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar