Raquel Teixeira visita Cidade de Goiás e ressalta conceito do Fica 2015

 em FICA, Goiás, Política, Sustentabilidade

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, esteve nessa quarta-feira, 20 de maio, na Cidade de Goiás, acompanhada dos superintendentes Aguinaldo Coelho (Cultura) e Wisley Pereira (Ensino Médio). O dia foi marcado pelo diálogo com representantes das áreas de Educação e Cultura, que ocorreu em dois momentos. Pela manhã, a secretária esteve na subsecretaria regional de Educação para um encontro com diretores e professores da rede estadual. À tarde, Raquel Teixeira respondeu perguntas de vereadores e da população em geral na audiência pública realizada na Câmara Municipal.

Na subsecretaria, a secretária falou da reforma administrativa que criou a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), e disse que o objetivo é fazer de Goiás um lugar onde as três áreas tenham prioridade e respeito. Raquel agradeceu a constante colaboração dos profissionais da subsecretaria, diretores e professores da cidade.

A audiência pública na Câmara municipal reuniu a secretária, equipe Seduce, vereadores, professores, pais e alunos para um debate sobre o reordenamento da rede física de Educação e a próxima edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2015, que será realizado de 23 a 28 de junho.

A população pediu à secretária que as escolas estaduais da cidade não sejam fechadas – Colégio Alcides Jubé, Bom Jardim e Jardim da Infância Terezinha Viggiano. Raquel ressaltou que não há nenhuma intenção em desestruturar o que já é bom. A secretária garante que nenhum aluno será prejudicado. Segundo ela, a intenção é otimizar os espaços e dar às crianças oportunidades iguais. Para esse ano, tudo será mantido como está. Qualquer mudança será feita no ano que vem, a partir de um amplo estudo, debate e aviso público. Segundo a secretária, uma comissão será montada para esse estudo, com a participação do Sintego, vereadores da cidade e outros.

Ambiental – Sobre o Fica 2015, os vereadores e a população elogiaram a volta ao conceito original do Festival, com foco no cinema e meio ambiente, sem a presença de shows musicais de artistas nacionais. No entanto, serão realizados 28 shows de artistas goianos e abertura e encerramento do evento com as orquestras Jovem e Filarmônica. O tema dessa edição será a questão da água. Segundo a secretária, o objetivo é firmar o conceito ambiental de cinema do Fica e ganhar cada vez mais destaque nacional e internacional.

Intervalo – Entre os dois eventos, a secretária visitou a Escola de Arte Veiga Valle, unidade do Governo de Goiás administrada em convênio com a prefeitura da Cidade de Goiás. A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) em Goiás, Salma Saddi, mostrou as obras de restauração do local, que estão sendo realizadas com recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Para Salma, a junção da Educação, Cultura e Esporte foi uma feliz ideia e pode gerar muitos processos colaborativos, já que as áreas caminham juntas.

A secretária também foi recebida em um almoço com a prefeita da cidade, Selma Bastos, e equipe da administração municipal. A prefeita agradeceu a boa relação do governo do Estado com a prefeitura e a constante colaboração com a cidade. A prefeita também se mostrou animada com o Fica 2015 e o enfoque nas questões do meio ambiente e do audiovisual.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar