Projeto une trabalho social e preservação
Ação reúne instituições pela inclusão de grupos vulneráveis
Secretária estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira representou o Governo de Goiás na que inaugurou o novo pavilhão do Projeto Inclusão pelo Trabalho Com o Verde. Em parceria com a Associação Pestalozzi, Seagro, Secult, SGPA e outras instituições, o Projeto desenvolve atividades laborais inclusivas por meio da sustentabilidade. Agricultura, horticultura, plantio de mudas do Cerrado, música e teatro
compõem o trabalho de assistência a portadores de necessidades especiais, doentes mentais e dependentes químicos.
Conforme a coordenadora geral do Projeto, Francis Otto, a Inclusão pelo Trabalho com a Terra fechou 2013 com 80 alunos e deve terminar 2014 com 200 alunos. “Queremos também atender pessoas com outros tipos de necessidades”, frisa.
Presidente da Associação Pestalozzi em Goiás, Maurício Rodrigues lembrou que o projeto já cumpriu etapas no Brasil e no Japão, país que possui instituições parceiras e onde parte do grupo de educadores passou por capacitação. “A equipe visitou instituições, colheu informações técnicas e inspirações para inclusão social”, afirma.
Jacqueline encerrou a solenidade lembrando que este projeto é importante porque aumenta a rede de proteção do Cerrado. “Este é mais um trabalho de superação de todos os envolvidos: professores, monitores e alunos. Temos que reaprender o que nossos povos tradicionais já sabiam, que era tirar sustento da natureza sem destrui-la”, conclui.
Assessoria da SEMARH