Programação para o Dia da Água já começou

 em Goiás, Sustentabilidade

Secima lança pacote de medidas para proteção dos mananciais com a presença da ministra do Meio Ambiente.

14_planteagua

Comemorado neste domingo, dia 22, o Dia Mundial da Água conta com uma série de atividades em Goiânia e Região Metropolitana. As ações já começaram, com o reflorestamento de nascentes nos municípios da Região Metropolitana de Goiânia. Esta semana, os municípios de Damolândia e Ouro Verde tiveram nascentes recuperadas, dentro do Programa Nascentes Vivas, que se estenderá com ações diárias até o próximo dia 30.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria das Cidades e do Meio Ambiente e Saneago, lança no domingo campanha Plante Água, de conscientização da importância do reflorestamento para a garantia de oferta de água para seus diferentes usos pelo ser humano. A campanha possui um calendário de ações que se estende por toda a semana. As atrações incluem distribuição de mudas nativas do Cerrado, recuperação de nascentes e a apresentação do plano Estadual de Recursos Hídricos, entre outras novidades.

As atividades vão começar no Autódromo de Goiânia, durante a abertura da Stock Car Brasil. A equipe Hot Car, formada pelos pilotos Fábio Fogaça e Rafael Abbate, apoia a iniciativa e vai estampar em seus carros a campanha Plante Água, além de distribuir mudas de árvores ao público nos boxes.

Plano estadual

Maior diagnóstico já realizado sobre os recursos hídricos em Goiás, o Plano Estadual de Recursos Hídricos será apresentado na quinta-feira, dia 26, com a presença da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. A ministra também vai participar do lançamento do Edital de R$ 3 milhões para o Programa Produtor de Água, que remunera proprietários de terras que preservarem suas nascentes na bacia do Ribeirão João Leite. Outros R$ 3 milhões serão destinados, também por meio de edital, ao Programa Nascentes Vivas, para reflorestamento e cercamento de áreas degradadas. O encontro contará ainda com a entrega das comendas Berço das Águas a cinco 5 homenageados; a criação do Fórum Goiano de Comitês de Bacias e o lançamento do 17º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que será realizado entre 4 e 9 de outubro, em Caldas Novas. O pacote de lançamentos com a presença da ministra também será no Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 10 horas.

Entre os dias 22 e 27, equipes da Secima vão distribuir cinco mil mudas nos parques de Goiânia e, acada dia, uma nascente será recuperada pelo Estado.

Confira a programação

Dia 22/03 – 9h

Autódromo Internacional Ayrton Senna

Distribuição de mudas nativas do Cerrado

Dia 26/03 – 10h

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos, com a presença da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira

Assinatura do Edital do Programa Produtor de Água e do Programa Nascentes Vivas

Entrega da Comenda Berço das Águas

14h

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Debate técnico sobre o Plano de Recursos Hídricos para secretários municipais de Meio Ambiente e profissionais da área

Programa Nascentes Vivas

19/03 – 15h – Damolândia

20/03 – 10h – Ouro Verde

21/03 – 08h – Inhumas

22/03 – 07h – Caldas Novas

23/03 – 10h – Itapuranga

24/03 – 09h30 – Silvânia

26/03 – 15h – Nerópolis

27/03 – 10h – Terezópolis

30/03 – 10h – Santo Antônio de Goiás

Distribuição de mudas nativas do Cerrado

Domingo – 22/03 – Autódromo

Segunda-feira – 23/03 – Parque Vaca Brava (18h)

Parque Areião (18h)

Terça-feira – 24/03 – Parque Flamboyant (18h)

Quarta-feira – 25/03 – Bosque dos Buritis (18h)

Parque Cascavel (18h)

Quinta-feira – 26/03 – Lago das Rosas (18h)

Sexta-feira – 27/03 – Parque Beija-Flor, Jaó (18h)

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar