Portland produz energia hidráulica dentro dos encanamentos da cidade

 em Sustentabilidade, Urbe

A captação de energia hidráulica já é amplamente difundida, principalmente no Brasil. Mas e se essa força pudesse ser captada de dentro dos canos de uma cidade?

É isso que está acontecendo em Portland, nos Estados Unidos. Um mecanismo que capta energia hidroelétrica da água foi instalado em um dos principais sistemas hidráulicos da cidade.

A água corrente faz girar pequenas turbinas, que geram energia com o movimento. Em seguida, essa produção é enviada a um gerador e armazenada.

A novidade foi criada pela Lucid Energy, uma startup local, e pode tornar-se uma alternativa em tempos de crise ambiental. Além de não poluir o meio ambiente, o sistema não afeta peixes ou outras espécies aquáticas.

A energia gerada Atualmente, as pequenas turbinas geram a energia que é utilizada na usina de tratamento de água de Portland, barateando o custo final da água ao consumidor.

O mecanismo não depende de horário ou clima, como no caso da energia solar e eólica e o montante produzido pode inclusive ajudar no tratamento da água um dos principais gastos do sistema de saneamento.

(Via Info)

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar