Plano de Recursos Hídricos é discutido em Brasília

 em Goiás +20

 

Uma reunião hoje vai tratar da Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Goiás (Perh).  O encontro vai contar com a secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jacqueline Vieira, e representantes da Agência Nacional de Água (ANA) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, no Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), em Brasília.

O Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas) nasceu da necessidade de se buscar uma melhor articulação e coordenação de ações no setor água, criando um ambiente integrador no qual seja possível aumentar a capacidade institucional e de planejamento do setor, visando contribuir para uma implementação mais harmônica de políticas e investimentos públicos que têm na água seu elemento principal.

O Programa é financiado com recursos do Acordo de Empréstimo 8074-BR, celebrado entre o Governo Federal e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), e se caracteriza pela assistência técnica, foco ao planejamento, à gestão, ao fortalecimento institucional, à elaboração de estudos e projetos, dentro do contexto intersetorial de utilização da água.

O Plano 

O Perh será um instrumento de gestão integrada que dará as diretrizes quanto à gestão sustentável da água, além de proporcionar segurança e qualidade nas atividades realizadas pela Semarh. Também norteará a implementação dos demais instrumentos contidos na Política Estadual de Recursos Hídricos, realizando a interlocução com os planos setoriais como saneamento, zoneamento ecológico-econômico, de irrigação, dentre outros. O Plano fará ainda a articulação das Unidades de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (UPGRHs), por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas que estão sendo criados em todo o Estado. Este processo ampliará o envolvimento das comunidades na gestão racional e sustentável dos recursos hídricos, atendendo a demandas sociais crescentes, em razão dos conflitos de uso da água já existentes.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar