Patagonia, a grife que te ajuda a não precisar comprar roupas novas
Quando se fala em sustentabilidade, poucas empresas (para não dizer nenhuma) levam o assunto tão a sério quanto a Patagonia. Ciente do impacto ambiental causado pela produção de suas roupas (apenas para produzir uma jaqueta são necessários 135 litros de água, por exemplo), a empresa procura fabricar seus produtos com a melhor qualidade possível, para que eles durem cada vez mais e você não tenha que comprar um novo. Além disso, a marca constantemente lança esforços de marketing incentivando as pessoas a não comprarem roupas novas, a não ser que realmente precisem.
Um exemplo: na black friday, enquanto milhares de empresas brigavam entre si com descontos inacreditáveis para empurrar seus produtos ao consumidor, a Patagonia colocou um anúncio de página inteira em diversos jornais com a foto de um de seus produtos mais vendidos e o título “não compre esta jaqueta”. Logo abaixo, um texto tentava convencer o leitor a não comprar produtos que ele não precisa, e os riscos que esse consumo desenfreado podem causar ao planeta.
Para incentivar as pessoas a usarem ao máximo seus produtos, a marca lançou um belíssimo documentário, chamado “Worn Wear: a film about the stories we wear” (“Roupas Desgastadas: um filme sobre as histórias que vestimos”, em tradução livre), contando histórias de consumidores que usaram roupas da Patagonia por 15, 20, até 30 anos.