Parque Estadual Telma Ortegal é reflorestado

 em Goiás +20

O impacto ambiental causado pela duplicação da BR-060, de Goiânia a Jataí, tem sido compensado com o plantio de milhares de árvores do Cerrado. A ação compensatória é feita no Parque Estadual Telma Ortegal, em Abadia de Goiás, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), que realiza a obra.

A duplicação atinge 302 quilômetros de rodovia, o que exigiu a derrubada de árvores na faixa de domínio da rodovia. Muitas dessas árvores eram espécimes protegidos por lei, como aroeiras e angicos. O plantio compensatório foi estipulado em 55.281 mudas, em 66,55 hectares de área. A evolução desse plantio, que começou em abril e deve terminar em dezembro, foi o tema central das comemorações pelo Dia da Árvore, a ser celebrado oficialmente amanhã, dia 21. A ocasião ocorreu no auditório da estação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que fica dentro do da unidade de conservação.

O Parque Telma Ortegal é famoso por abrigar o depósito dos resíduos radioativos do acidente com o Césio 137, há 26 anos. Diretor do Cnen no Centro-Oeste, Rugles Barbosa destaca que o parque é reconhecido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) como o único lugar no mundo que abriga rejeitos nucleares. Entretanto, apesar de famoso, a área do Telma Ortegal sofreu por muito tempo com atividades econômicas que causaram enormes danos ambientais. Para recuperar esses danos e aumentar sua cobertura vegetal, um projeto foi traçado para o reflorestamento de mais de 40% do parque. Atualmente, 18.802 mudas de 64 espécies do cerrado estão plantadas em 20,45 hectares, o que corresponde a 34% do projeto. O plantio deve se intensificar com o período chuvoso e está previsto para ser concluído em dezembro deste ano.

O projeto possui critérios para o reflorestamento em áreas de preservação permanente, áreas degradadas e áreas com recobrimento insuficiente. A média de plantio é de 1330 mudas para cada hectare. Além do reflorestamento, a ação retirou o capim, preparou o solo, faz a adubação, os aceiros e o uso de gel que permite a planta sobreviver com água a cada quinze dias. Após o término do plantio, a empresa ainda será responsável pela manutenção da área por um ano, com a substituição de plantas mortas e controle de formigas e capim.

Exemplo

Secretário do Meio Ambiente, Leonardo Vilela ressaltou que este tipo de compensação será ampliado para outras unidades de conservação, a começar pelo Parque Estadual do João Leite, que circunda todo o reservatório de água que abastecerá Goiânia, e que possui áreas a serem reflorestadas. Leonardo também anunciou um projeto para erradicação do capim braquiária nas unidades de conservação, a ser realizado com recursos da compensação ambiental. Assim como fez no início do plantio compensatório, Leonardo plantou uma muda de Ipê Branco e depois voltou ao local onde havia plantado uma muda de sangra d’água para verificar como estava a planta. “É a maior do módulo em que faz parte”, brincou.

Parque beneficia município com repasse do ICMS Ecológico

Leonardo Vilela lembrou da importância econômica que os parques estaduais agora representam nos municípios. Para o secretário, além de diminuir a poluição do ar, garantir a manutenção de nascentes de água e servir de fonte para o ecoturismo, as unidades de conservação (UCs) agora são responsáveis por um maior repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que pela primeira vez conta com a Lei do ICMS Ecológico, cujo um dos critérios é justamente a existência de áreas ambientalmente protegidas. Desta forma, o município de Abadia de Goiás, que compõe a Região Metropolitana de Goiânia e abriga o Parque Telma Ortegal, vai receber um repasse maior do ICMS estadual. “As cidade que possuem parques agora se orgulham muito mais. As que não têm devem criar os seus para não perder recursos do Estado. O ICMS Ecológico é um grande instrumento de política ambiental”, resumiu.

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar