Parque das Acácias, em Brasília, será o primeiro empreendimento do país com carregadores para carros elétricos

 em Inovação, Sustentabilidade, Urbe
Fotos: Bruno Cavalcanti 

 

A Emplavi lançou na sexta-feira (23), para a imprensa, seu mais novo empreendimento residencial, que visa ampliar o conceito de sustentabilidade inerente ao Noroeste e incentivar a Mobilidade Sustentável no DF. Trata-se do Parque das Acácias, iniciativa pioneira no Brasil que trará estações individualizadas de recarga para carros elétricos (uma para cada apartamento), o “Home Charger.

A novidade reforça a preocupação da construtora com o desenvolvimento sustentável da capital, onde as emissões de CO2 relacionadas aos transportes são responsáveis por mais de 70% da poluição urbana. No empreendimento, cada proprietário terá uma vaga de garagem equipada com uma estação “home charger”, de modo a atender suas demandas individuais. Estima-se que a autonomia de carros elétricos seja de, em média, 150 km, suficiente para atender a rotina diária de moradores do Plano Piloto.

“Com a ampliação da oferta de modelos de veículos elétricos no Brasil a preços mais competitivos, a demanda por este tipo de veículo certamente aumentará nos próximos anos, o que deverá sobrecarregar as vagas coletivas para recarga, que hoje ainda são escassas, tornando o “Home charger” individual instalado na vaga privativa do morador mais um grande diferencial do Parque das Acácias”, ressalta Antônio Augusto, diretor técnico da Emplavi.

Apesar do número de carros elétricos no DF ainda não ser significativo, a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos (Abravei) acredita que a novidade trazida pela Emplavi pode ser um incentivo a quem deseja adquirir carros com tal tecnologia. “Um dos maiores obstáculos para a popularização de veículos elétricos é a falta de pontos de recarga, o que pode ser facilmente resolvido com equipamentos de recarga em residências”, avalia o diretor da Abravei, Rogério Markiewicz, ao destacar que cidades sustentáveis passam obrigatoriamente pela mobilidade elétrica e baixa emissão de CO2.

A boa notícia é que esta realidade pode estar mudando. Exemplo disso foi a última edição do Salão do Automóvel, realizada este mês em São Paulo, onde Chevrolet, Nissan e Renault aproveitaram o evento para lançar seus primeiros carros 100% elétricos no país. Soma-se a isso o fato de que, quem opta por morar no Noroeste, já demonstra o quanto os aspectos ecológicos e sustentáveis são priorizados nas escolhas pessoais. “Por essa razão, temos certeza que nossos clientes e futuros moradores do Parque das Acácias são potenciais compradores de carros elétricos ou híbridos”, ressalta Antônio Augusto.

Lançamento oficial

A novidade foi apresentada ao público no final de semana (sábado e domingo), a partir das, na Central de Vendas e decorados da Emplavi no Noroeste (SQNW 102). Na ocasião, os convidados puderam visitar um exclusivo showroom com demonstrações da nova tecnologia “home charger”. “É uma experiência completamente nova para quem se interessa pelo tema, além de conectar clientes e futuros moradores do Parque das Acácias com a novidade, através da demonstração da central conectada a um carro elétrico, os visitantes puderam se atualizar sobre as últimas novidades sobre o tema e assim, perceberam o grande valor agregado que a Emplavi está trazendo para seu novo empreendimento”, avalia Alexandre Oliveira, gerente de Marketing.

O Parque das Acácias está localizado na quadra mais alta do Noroeste, na SQNW 102 e próximo ao eixo monumental, o empreendimento de altíssimo padrão possui 36 unidades de quatro suítes, três padrões de metragens que variam entre 174,64m² e 319,09m² de área privativa e coberturas privativas com até 638,05 m² e até 05 vagas na garagem, além de opções de reversibilidades, reunindo o que há de melhor e mais moderno em conceito de moradia de alto padrão em Brasília.

Conectada à toda sofisticação característica da Emplavi, a sustentabilidade permeia toda a concepção do Parque das Acácias. A construtora investiu no uso de energia solar para aquecimento de água e sistema de produção de energia através de módulos fotovoltaicos (convertem energia solar em elétrica). Priorizou ainda o emprego de materiais que oferecem o melhor desempenho lumínico e térmico, o que permite otimizar o consumo energético.

Segundo Stefani Jardim, engenheira responsável por toda área de monitoramento ambiental da Emplavi, o foco em processos construtivos ecologicamente corretos e sustentáveis é, por sinal, uma preocupação adotada desde a concepção do projeto. “Fazemos monitoramento ambiental já nos canteiros de obras, onde se trabalha com armazenamento de lixo para coleta seletiva e para reciclagem, por meio de convênio com cooperativas, com todo acompanhamento técnico necessário à execução do trabalho”, relata.

O resultado final de todo esse trabalho traz, portanto, benefícios conjuntos, conforme destaca o diretor comercial da Emplavi, Wilson Charles. “A eficiência de possuir sistemas de aquecimento solar, sistema fotovoltaico, lâmpadas de LED em áreas comuns, entre outros equipamentos, contribuem para a qualidade de vida do morador. Além disso, barateia o custo mensal do condomínio, bem como atende uma demanda ambiental fundamental nos dias de hoje”, pontua.

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar