Operação Araguaia começa dia 5

 em Destaque, Goiás

A temporada de férias no Araguaia chegou e a Secretaria das Cidades, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) inicia a Operação Araguaia 2016, às 8 horas da próxima terça-feira, dia 5 de julho, na unidade do Setor Leste Universitário. As equipes de fiscalização da Secima sairão direto para a região do Vale do Araguaia, onde, juntamente com equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, vão desenvolver um trabalho de orientação e de repressão contra crimes ambientais. Mais do que a proteção da fauna aquática e terrestre, que consiste em coibir a caça, pesca, transporte e comércio ilegal de animais e do uso de equipamentos predatórios, as equipes também terão um enfoque especial no combate ao desmatamento e à extração ilegal de areia.

A Operação permanecerá ativa até o final da Temporada Araguaia, no dia 15 de agosto. Além dos postos de fiscalização, fiscais ambientais e equipes de apoio estarão em pontos estratégicos, acompanhados por policiais do Batalhão Ambiental. Apesar da presença de fiscais nos cinco postos de fiscalização da região durante todo o ano, a Operação Araguaia tem por objetivo intensificar a presença dos órgãos ambientais durante o período das férias de julho de 2016 na mesorregião do Vale do Araguaia, lago Serra da Mesa, Serra do Facão e outros rios do Estado de Goiás.

Os trabalhos de fiscalização serão realizados reforçando as atividades de blitze terrestres e aquáticas, sendo que serão mantidas equipes nos postos de fiscalização durante toda a Temporada para fiscalizar e autuar a captura, o armazenamento, o transporte e o comércio irregular e predatório principalmente após a renovação da Lei da “Cota Zero” para transporte de peixes. Todavia, o objetivo maior é sempre o de sensibilizar os turistas, moradores locais e ribeirinhos quanto à importância de evitar a degradação dos rios, flora e fauna, principalmente nesse período do ano em que milhares de pessoas vão para a região desfrutar das praias e da beleza local.

Existem várias denúncias cadastradas no Sistema de Ouvidoria e trabalhos de inteligência realizados, constatando que nos feriados prolongados os turistas infratores que estão envolvidos com a pesca predatória e caça de animais silvestres intensificam essas atividades nessa região.

Paralelamente à Operação Araguaia, ações de combate ao desmatamento ilegal vão ocorrer também em outras regiões do Estado de Goiás.

Via Secima

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar