ONG vai restaurar 10 nascentes e 8 córregos em SP

 em Inovação, Sustentabilidade

via Razões para Acreditar

Não é, infelizmente, novidade que o uso e abuso das terras causa sérias devastações.

Pensando nisso, a Associação Ambientalista Copaíba deu início a recuperação florestal em mais de 12,75 hectares (127.500 m2) em duas propriedades rurais no município de Socorro, em São Paulo.

O projeto, chamado “Restauração das matas ciliares de nascentes e de cursos na bacia do Rio do Peixe”, quer recuperar  o entorno de 10 nascentes e as margens de oito córregos.

Nessas áreas serão plantadas 12.600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, todas doadas pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Cickarvore.

“A recuperação dessas áreas é de fundamental importância. Esse projeto visa a continuidade da restauração florestal dos afluentes do rio do Peixe e isso contribuirá no aumento efetivo das matas ciliares da bacia, colaborando com a conservação da biodiversidade regional, no controle da erosão e do assoreamento dos cursos d’água e na conservação da quantidade e da qualidade da água destes, garantindo assim qualidade de vida à população e sustentabilidade econômica para a região”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da Restauração Florestal da Copaíba.

O mais difícil, muitas vezes, nessa recuperação é que os locais pertencem a propriedades privadas, que é o caso das duas áreas citadas a cima.

Ambas ficam no bairro das Lavras de Baixo. Uma delas pertence à família Ribeiro da Silva e a outra à família Duarte, sendo que no passado as duas pertenciam à Fazenda Santo Antonio.

A fazenda era utilizada para a pecuária de leite e também para a produção de café, milho, soja e outros grãos. Com o passar dos anos, o solo ficou degradado, principalmente pelo atual uso – pastagens. Parte das águas que nascem na propriedade abastecem famílias que moram na região, ou seja, todos serão beneficiados com a recuperação e a conservação desses córregos e afluentes.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar