O MIS exibe nesta semana vídeos com temática ambiental

 em Comportamento, Sustentabilidade

O Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe nesta semana uma série de filmes com temática ambiental. A iniciativa faz parte da programação da 13ª Semana de Museus e tem início nesta terça-feira, 19/5, seguindo até quinta-feira, dia 21, das 14 às 17 horas, na sede do museu. Entrada gratuita.

O MIS integra a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, Praça Cívica, nº 02 – Centro.

Confira a programação:

19.05. 2015

Estamira | 14h

Gênero: Documentário

Diretor: Marcos Prado

Duração: 115 min

Ano: 2004

País: Brasil

 

Sinopse: Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.

Intevalo | 16h – 16h: 15 Min. 

Subpapéis | 16h: 15 min.

Gênero: Documentário

Diretor: Luiz Eduardo Jorge

Duração: 18 min

Ano: 2008

País: Brasil

Sinopse: Subpapéis é um mergulho nas profundezas da reciclagem do lixo urbano. As contradições existentes no trabalho dos catadores de lixo. Mão-de-obra explorada, muitas vezes em condições desumanas é, ao mesmo tempo, responsável pelo resgate ambiental e de matérias que retornam á  vida do consumo.

 

20.05.2015

The Meatrix | 14h 

Gênero: Animação

Diretor: Louis Fox

Duração: 04 min

Ano: 2003

País: EUA

Sinopse: O curta faz uma paródia do filme Matrix (1999) e mostra dados da transição da pecuária familiar para a pecuária patronal. Nesse sistema, tanto os humanos como animais são submetidos aos perigos de um ciclo econômico perigoso.

 

Bartô | 14h: 05 min.

Gênero: Animação (infantil)

Diretor: Luiz Botosso e Thiago Veiga

Duração: 6 min

Ano: 2006

País: Brasil

 

Sinopse: O filme aborda a ação nociva do homem à natureza de forma leve e animada para atingir o público infantil. O início do filme se dá a partir de recurso fotográfico com inserção de efeitos sonoros, onde se dá ênfase à destruição das matas.

Surplus | 14h :10 min.

Gênero: Documentário

Diretor: Erik Gandini

Duração: 52 min

Ano: 2003

País: Suécia

 

Sinopse: Eleito a Melhor produção do Fica VI, editado à maneira de vídeo-clip, utilizando-se da repetição (rewrite) de imagens e sons para destacar fatos que marcaram o mundo no início do século XXI discutindo questões relacionadas ao consumismo e a globalização.

Intervalo | 15h – 15h:20min.

 

Morrendo em abundância | 15:20h 

Gênero: Documentário

Diretor: Yorgos Avgeropoulos

Duração: 51 min

Ano: 2008

País: Grécia

 

Sinopse: O documentário mostra a relação entre a fome e os alimentos. Estes como meras mercadorias, cujo objetivo não é alimentar, e sim gerar lucro.

 

 

21.05.2015

Zôo | 14h

Gênero: Animação (infantil)

Diretor: Daniel Lima Formato

Duração: 6 min

Ano: 2006

País: Brasil

 

Sinopse: Trata-se de um musical em animação. A história é um desabafo dos animais que vivem em um zoológico.

 

Jaglavak, príncipe dos insetos | 14h :05min. 

Gênero: Documentário

Diretor: Jeróme Raymand

Duração: 52 min (DUB)

Ano: 2008

País: França

 

Sinopse: Nas montanhas do norte de camarões, os Mofu vivem uma relação única com os insetos, compartilhando suas casas e plantações. Este ano, entretanto, uma terrível peste atingiu a região e os cupins deixaram os campos e invadiram as cabanas e os armazéns. Para contra-atacar, a comunidade Mofu costumam chamar por Jaglavak, uma feroz formiga de ataque.

Intervalo | 15h – 15h:10 min.

Ovas de Oro | 15h10min. 

Gênero: Documentário

Diretor: Manuel Gonzalez

Duração: 63 min

Ano: 2005

País: Chile

 

Sinopse: Este documentário foi o grande ganhador do VIII Fica. O roteiro é uma radiografia inspirada e orientada para delatar o comportamento do império industrial salmoneiro e pesqueiro que age nas costas do Chile.

 

Delta, o jogo sujo do petróleo | 16h 

Gênero: Documentário

Diretor: Yorgos Avgeropoulos

Duração: 64 min

Ano: 2008

País: Grécia

 

Sinopse: No Delta do Rio Negro na Nigéria, onde uma vasta proporção de óleo mundial é desenterrado, ataques de bombas, abduções e assassinatos são parte da rotina diária. O Documentário emoldura a imagem do ‘’desenvolvimento’’, forma com que as gigantescas companhias multinacionais de petróleo a definiram.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar