Novembro Azul: câncer de próstata também afeta os animais

 em Comportamento, Destaque, Goiás

Você sabia que o câncer de próstata também afeta os animais domésticos? E assim como acontece com os machos humanos, é importante alertar sobre prevenção. Cães com mais de 4 anos estão sujeitos ao desenvolvimento do tumor, por isso é fundamental o exame de toque retal e, quando necessário, a ultrassonografia para uma análise mais detalhada. Alterações dessa natureza também podem surgir em gatos, mas é raro. Por isso, os tutores devem ficar atentos.

Os médicos-veterinários recomendam a castração do animal para evitar o problema, já que o desenvolvimento da doença está relacionado a fatores hormonais (testosterona) e idade do paciente, por isso, a incidência é maior em animais entre a meia idade e idosos, não castrados ou castrados tardiamente.

O guardião do animal deve reparar em sintomas como dificuldade de defecar e urinar, além da presença de sangue e dor na região da virilha. O tratamento dependerá do diagnóstico, já que, em casos de crescimento da próstata –  Hiperplasias Prostáticas Benigna (HPB) – existe o tratamento medicamentoso ou cirúrgico, que é a remoção dos testículos (orquiectomia) associada, ou não, à remoção total ou parcial da próstata (prostatectomia.

Em casos de prostatite, que é a dor, inchaço ou inflamação da glândula, a abordagem também pode ser por meio de remédios ou intervenção cirúrgica.

O tratamento é medicamentoso e, para os tumores, a prostatectomia associada à orquiectomia é o tratamento escolhido. A combinação com quimioterápicos dependerá do diagnóstico definitivo do tumor e a presença ou não de metástases, explicou a médica-veterinária Kellen de Sousa Oliveira, docente da UFG.

O CRMV-GO alerta que a prevenção é a melhor forma de combate: visitas regulares ao médico-veterinário e a castração são os meios. A recomendação é a castração quando o animal atingir a puberdade. 

Pirenópolis 

Em Pirenópolis, na Casa Pet e Jardim durante todo o mês de novembro haverá atendimento especial para os pets que precisam de atendimento veterinário voltado para saúde da próstata. Além das consultas, que podem ser agendadas pelo WhatsApp (62) 99684-5596 com o médico-veterinário Rose Camargo, com todas as orientações e encaminhamentos necessários, a Casa dispõe de linhas completas de medicamentos, rações, acessórios e tudo mais para proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao seu animal.

 

Foto: Tarcísio Félix

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar