Na Serra do Gandarela, “Plante Uma Árvore”!

 em Comportamento, Inovação, Sustentabilidade

Por Thaís Alessandra, do Coletivo Cirandar

Dentre a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, se depara um patrimônio natural, centrado a 40 km de Belo Horizonte – MG, a Serra do Gandarela, uma biodiversidade incrível, avaliada como a segunda mais ampla região de Mata Atlântica de Minas Gerais com mais de 100 cavernas catalogadas, resguardando uma dos mais extensos territórios de cangas ferruginosas do Brasil, o que preocupa os ambientalistas, pois facilita o acesso de mineradoras e implica em devastação local.

Ano passado, depois de múltiplas negociações, o Governo Federal cedeu a pressões da sociedade civil para a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, uma unidade de preservação local, em contra partida, admitiu o acesso do Apolo, da Vale, a sete mil hectares, colocando em risco relevantes Bacias Hidrográficas da região – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas, danificando também 60% do abastecimento de água de Belo Horizonte e região metropolitana, pois dependem de parte desses mananciais. Visando informar a população desses fatos e para proteger essa riqueza ecológica, surgiu em 2012, uma iniciativa da Floricultura Ikebana Flores em parceria com o Coletivo Cirandar, a campanha Plante uma Árvore na Serra da Gandarela, atualmente com mais  de 300 parceiros que tornaram possível a efetivação de vários plantios realizados em nome deles.

Toda publicação a respeito desta campanha se converte em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração na Serra do Gandarela.

Além da campanha, a floricultura está doando mudas do cerrado: candeia, ipê branco, ipê crioulo, ipê amarelo, mogno, jacarandá, sucupira, aroeira, peroba e jequitibá, entre outras. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar