Mudanças climáticas podem levar 1 bi de pessoas a migrar

 em Goiás +20

As intempéries climáticas podem obrigar o deslocamento de até 1 bilhão de pessoas nos próximos 40 anos, afirma relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU).

O aumento de temperatura entre 2 e 4 graus Celsius, conforme a estimativa do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU, poderá causar mudanças dramáticas na disponibilidade de água, nos ecossistemas, na produtividade rural, no risco de desastres e no nível do mar — influenciando as migrações.

De acordo com o estudo, somados às catástrofes naturais, conflitos armados em algumas regiões também vão influenciar migrações massivas. O crescimento populacional, a urbanização, insegurança alimentar, escassez de água e competição de recursos podem acentuar as mudanças conjuntas.

Representantes da ONU, a interação desse fatores aumenta a instabilidade da situação. Eles acreditam que o mundo está se tornando menor progressivamente e que serão necessárias políticas internacionais para o tema.

Fonte: G1

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar