Ministra confirma presença em Goiânia

 em Goiás +20

Izabella Teixeira estará na Abertura do I Encontro das Águas de Goiás

A secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jacqueline Vieira, esteve reunida na tarde da última quinta-feira, dia 20, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O encontro ocorreu no gabinete do Ministério, em Brasília, e contou com uma pauta cujo foco foram as medidas para proteção dos recursos hídricos das bacias Goianas, sobretudo da Região Metropolitana de Goiânia.

Para a ministra, “a água é o fio condutor da preservação do Cerrado”, devido, entre outros fatores, pelo fato de Goiás possuir as nascentes de três das cinco maiores bacias hidrográficas do Brasil. Izabella confirmou a vinda para Goiânia no dia 23 de abril, para a Abertura do I Encontro das Águas de Goiás. Disse ainda que o Cerrado está no centro das atenções relativas ao combate ao desmatamento, sobretudo devido aos altos índices de supressão vegetal registrados nos estados do Tocantins e Mato Grosso. Izabella destacou que o Ministério possui R$ 413 milhões para investimentos advindos de compensações ambientais, e que 25% serão destinados aos estados, para atividades de licenciamento ambiental, e que Goiás deve receber parte desses recursos.

Já a secretária do Meio Ambiente de Goiás destacou as ações de recuperação das nascentes que compõem a bacia do Ribeirão João Leite, manancial que vai abastecer a população da Grande Goiânia. Ressaltou ainda que Goiás está pronto para implantar o Cadastro Ambiental Rural em todo o Estado, e que aguarda o decreto do Ministério do Meio Ambiente para dar início ao envio dos cadastros que já estão sendo feitos. Também foi apresentado o projeto do Museu da Água, contemplado no Programa de Ação Integrada de Desenvolvimento Ambiental (PAI Ambiental), que será construído no Parque Altamiro de Moura Pacheco. “A presença da ministra em Goiânia confirma os avanços da Política Ambiental de Goiás e o apoio do Ministério do Meio Ambiente às nossas ações”, concluiu.

Pela manhã, Jacqueline participou do lançamento da Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA), onde a Semarh recebeu equipamentos da Agência Nacional de Águas (ANA) para melhorar o monitoramento das águas goianas. Acompanharam a secretária o superintendente executivo da Semarh, Jales Naves, o jornalista Washington Novaes e o artista plástico Siron Franco.

Assessoria da Semarh.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar