Meio ambiente preocupa 94% dos brasileiros

 em Goiás +20

O percentual de brasileiros que se dizem preocupados com o aquecimento global e outros problemas ambientais aumentou de 80% em 2010, para 94% em 2011. Conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), no sábado (2), 44% dos entrevistados afirmam que a proteção ao meio ambiente tem prioridade sobre o crescimento econômico, comparado aos 30% anteriores. Apenas 8% consideram a parte econômica prioritária e outros 40% disseram ser possível conciliar os segmentos.

Sobre mudanças climáticas, 79% dizem que o aquecimento global é consequência do comportamento humano, e o percentual dos que consideram o fenômeno um problema “muito grave” aumentou de 47%, em 2009, para 65%, em 2011. Entre os participantes da sondagem, 66% classificam o aquecimento global como um “problema imediato, que deve ser combatido urgentemente”.

O desmatamento é outra questão que preocupa muito os brasileiros, sendo citado por 53% dos entrevistados. Em seguida aparecem a poluição das águas (44%). A maioria das pessoas disse que evita o desperdício de água (71%) e energia (58%).

Das pessoas que responderam a pesquisa, 52% disse estar disposta a pagar mais por um produto ambientalmente correto, frente aos 24% que afirmam não se disponibilizarem a isso. Outros 16% ponderaram que “depende de quanto mais caro é o produto”. Porém, apenas 18% disseram ter modificado efetivamente seus hábitos de consumo em prol da sustentabilidade.

Pesquisa – A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pertence a série Retratos da Sociedade Brasileira. Essa é a terceira edição do estudo e contou com 2.002 entrevistados, todos com mais de 16 anos, em todas as regiões do País, em dezembro de 2011.

Fonte: Ecolnews

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar