Incêndio no Peamp é controlado

 em Goiás +20

O incêndio no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) terminou após 21 dias. A área atingida é de 900 hectares, aproximadamente 18% da área total do parque, localizado na BR-060, saída de Goiânia para Brasília, e que possui mais de 4800 hectares, contanto com a área do Parque do João Leite, na mesma região do Peamp. Para combater o fogo, 55 homens da Semarh e do Corpo de Bombeiros utilizam dez viaturas terrestres, um helicóptero e dois aviões.

O fogo foi controlado na segunda-feira, dia 16, e até a tarde de ontem, servidores da Semarh e bombeiros trabalhavam no rescaldo de troncos que ainda ofereciam risco de reacender. Todavia, e a chuva de ontem ajudou a afastar o risco de um novo incêndio. Para o gestor do Peamp, Marcelo Pacheco, não há mais chances de recomeço de chama, porém ainda há madeira em brasa e a equipe ficará até o final de semana para garantir o controle.

Em 2010, um incêndio consumiu mais de mil hectares do parque. Em 2011, a redução da área atingida pelo fogo foi de 95%, com pouco mais de 50 hectares queimados e poucos focos de incêndio. Em 2012, a Semarh atingiu a meta e manteve toda a área do Peamp e do Parque do João Leite livre das chamas. Este ano, o acúmulo de material orgânico dos últimos três anos contribuiu para que o fogo se espalhasse.

Os cuidados de implantação e manutenção das benfeitorias preventivas realizadas pela Semarh, a exemplo dos mais de 60 quilômetros de aceiros abertos ao redor do parque e da queima controlada das áreas que margeiam a rodovia BR-060, são ferramentas importantes para impedir que incêndios se alastrem com maior velocidade. Nos últimos dois anos, todo o projeto de combate a incêndios foi aplicado dentro do prazo, com destaque para o trabalho de conscientização da população da região do parque. Todo esse esforço não impediu que as chamas atingissem uma parte considerável do parque, mas foi essencial para que o incêndio não tomasse proporções maiores.

Todos os anos o Estado de Goiás sofre com as queimadas registradas em áreas de Cerrado em seu território. Os incêndios florestais se desenvolvem quando as condições climáticas são favoráveis, tais como a estiagem prolongada e a queda na umidade relativa do ar.

O Parque Altamiro de Moura Pacheco foi criado dia 30 de dezembro de 1992 e exerce uma grande influência no clima e na qualidade de vida de parte da região metropolitana de Goiânia.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar