Iconografia inspira estilistas goianos

 em Comportamento, Goiás

Via DM

Os estilistas goianos Rodolfo Brasil e Milleide Lopes (Novelo), Su Martins (Salamandra de Fogo) e Rochelle Silva (Roch Design) lançam hoje, às 20h, na Vila Cultural Cora Coralina, suas novas coleções. Intituladas “Selo Postal”, “Eldorado” e “Caleidoscópio de Emoções”, as peças encerram o projeto “Cria Casulo” com uma exposição aberta ao público.

“O projeto é uma iniciativa do Casulo Moda Coletiva com o patrocínio do Fundo de Cultura do Estado e nossa ideia nasceu da vontade de ampliar novas formas de vivenciar a moda, tendo como base arte, conforto, inovação, exclusividade, sustentabilidade e a valorização da nossa cultura, que é muito rica”, explica Maiene Horbyllon, coordenadora do Cria Casulo.

Os estilistas tiveram como inspiração central o Manual de Elementos da Iconografia de Goiás (Sebrae-GO) e ainda, experiências em vivenciar os elementos culturais, simbólicos e urbano do Estado. Os ícones regionais e as diversas percepções da vivência goiana serviram de inspiração para as peças produzidas durante o projeto.

O Cria Casulo incluiu acadêmicos de faculdades de moda (UFG, UEG e Universo) e diversos profissionais durante todo o processo de criação e desenvolvimento das peças, fomentando um processo de pesquisa e criação coletiva de moda. “Para nós, estudantes, foi uma oportunidade incrível! Além de aprendermos novas metodologias de criação, foi possível trocar experiências com os profissionais e, claro, alcançar uma visibilidade através do projeto”, argumenta Leonardo de Souza, acadêmico da faculdade de moda da Universidade Salgado de Oliveira.

O estilista Rodolfo Brasil, que também coordenou o processo criativo do Cria Casulo, explica a inspiração de cada uma das coleções: “Cada marca seguiu suas características próprias misturadas com nosso macro tema e os elementos iconográficos. A coleção Selo Postal uniu estes elementos com a arquitetura goianiense como forma de inspiração. Nos apropriamos da linguagem urbana, do cotidiano da cidade e da forma com que os indivíduos se interagem com ela. Já a coleção Eldorado buscou no percurso histórico goiano e seus elementos visuais a sua inspiração. E, por último, a coleção Caleidoscópio de Emoções traz em seus acessórios, uma viagem de imagens, cores, formas e sensações que habitam o folclore goiano”.

Ao todo foram produzidas 60 peças (20 de cada marca participante) que serão expostas até o dia 22 de junho e, posteriormente, serão reproduzidas de acordo com pedidos sob encomenda. A exposição apresentará também todo o registro fotográfico realizado durante o projeto.

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