IBAMA divulga números do Licenciamento Ambiental no Brasil

 em Goiás +20

De acordo com balanço publicado pelo IBAMA, o número de novos licenciamentos e das atividades realizadas pelo órgão impressionam.

As licenças alcançaram uma média de 2,5 emissões ao dia, somando 624 licenças ambientais emitidas durante o ano de 2011, número que representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

A principal fonte dos dados partir através do sistema de transmissão de energia elétrica, que por sua vez cresceu 77%. A emissão de Termos de Referência , que subsidiam a elaboração dos estudos de impacto ambiental, também cresceu outros 77%.

Além disso, foram realizadas 20 audiências públicas, produzidos 2.392 documentos técnicos, indeferidos 4 pedidos de instalação de empreendimentos e devolvidos 10 estudos ambientais.

A previsão do Instituto é que o número de licenciamentos ligados ao setor de Energia só vai aumentar. Conforme previsto no Plano Decenal de Expansão de Energia, até 2020, a extensão de linhas de transmissão no Brasil crescerá 42.5 mil quilômetros e, em geração, 33.3 Giga watts. Das linhas de transmissão, 76,26% devem ser licenciados pelo Ibama. Para as hidrelétricas, esse número solta para 95%.

Na área de transporte, o Ibama deverá licenciar 12.790km a mais de ferrovias e 8 mil km de rodovias, até 2015.

Por causa do Pré-Sal, outro setor que terá aumento expressivo no número de solicitações de licenças é o setor de produção de petróleo,. Até 2020 a produção de petróleo passará de 2,325 milhões para 5,756 milhões de barris/dia, salto de 226,33%.

Para atender a crescente demanda, em 2010, o governo publicou novas regras de licenciamento ambiental no setor de portos, rodovias, exploração de gás e petróleo e linhas de transmissão de energia. Em 10 anos, houve um aumento de 700% nos pedidos feito ao Ibama. Antes de emitir o licenciamento, é necessário analisar todos os processos de instalação e operação, afim de mitigar possíveis impactos ambientais.
Fonte: Bluue
Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar