Governo discute programa que alia preservação ambiental e desenvolvimento econômico em Goiás

 em Goiás, Política, Sustentabilidade

O vice-governador Lincoln Tejota se reuniu na manhã desta quarta-feira (20) com vários representantes do governo estadual para discutir os ajustes finais para viabilizar a implantação do Programa Tesouro Verde em Goiás. Instituído pela Lei 19.763 de 2017, o projeto estabelece medidas de preservação ambiental, com previsão de compensação dos danos e áreas de produção, contribuindo com o desenvolvimento econômico do Estado.

Participaram da reunião os secretários de Economia, Cristiane Schmidt; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos Neto; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis; o secretário-geral da Governadoria, Fábio Cammarota, professor Roberto Freire, representando a Universidade Estadual de Goiás (UEG); e o gerente de compras da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Vinícius Ferreira, entre outros membros do Governo de Goiás.

Na ocasião, os participantes definiram quais são os pontos prioritários do programa e quais as próximas ações serão adotadas. O vice-governador instituirá um comitê que ficará responsável por gerenciar a iniciativa, com integrantes das secretarias envolvidas. O modelo é inovador e estabelece benefícios para quem, de fato, preserva o meio ambiente, baseado no Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), instrumento econômico que visa a minimização da falha na gestão, instruído pelo princípio poluidor-pagador, onde quem polui paga a quem preserva. Além disso, o projeto deve gerar incremento da receita estadual.

Lincoln Tejota destacou que o governo estadual tem buscado soluções inteligentes para transformar o cenário goiano. “Passamos por um momento de crise e, a todo momento, estamos pensando alternativas que proporcionem melhorias à população. Estamos convictos de que esse programa é uma delas, pois prevê cuidados com meio ambiente, preocupação mundial, mas sem prejuízos à produtividade, alavancando Goiás a bons resultados econômicos”, afirmou o vice-governador.

Foto: Wildes Barbosa

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar