Goiás recebe evento nacional sobre recursos hídricos

 em Destaque, Goiás

Goiás é o anfitrião escolhido para sediar a 17a edição do ENCOB – Encontro Nacional De Comitês de Bacias Hidrográficas. O futuro deste recurso se tornou um dos temas de maior relevância no País desde a última crise hídrica. O evento, que acontece de 4 a 9 de Outubro na cidade de Caldas Novas, no Centro de Convenções di Roma e tem inscrição gratuita, oferece a oportunidade de discutir a atual conjuntura hídrica do Brasil e dialogar em busca de soluções para a sustentabilidade e a mudança do atual cenário.

O ENCOB é o maior evento sobre gestão de águas do Brasil, reunindo representantes da sociedade, usuários e poder público de todo o país, buscando capacitar os participantes e discutir os caminhos a serem seguidos. O Evento é realizado pela Secretaria das Cidades e do Meio Ambiente (Secima), juntamente com o Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas – formado  pelos quase 200 Comitês de Bacias legalmente instituídos no território brasileiro.

“O Estado de Goiás, ‘berço das aguas’ do País é privilegiado pela sua localização em meio ao Cerrado, ocupando áreas nas cabeceiras de três importantes regiões hidrográficas brasileiras: Tocantins/Araguaia, São Francisco e Paraná. Nós, goianos, estamos cientes que esta posição representa uma grande responsabilidade, pois as ações adotadas em Goiás apresentam reflexos importantes em outras regiões do País” comenta o Governador Marconi Perillo, que fará a solenidade de abertura do encontro no dia 5 as 19 horas.

 “Firmamos o compromisso de concretizar o maior ENCOB tendo a certeza que envolveremos todos os setores da sociedade em um grande esforço de capacitação e discussão do futuro da gestão das águas em todo o Pais, contribuindo com propostas e ações concretas para que tenhamos água em quantidade e qualidade para os usos das atuais e futuras gerações”, completa Vilmar Rocha, Secretario de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, infraestrutura, cidades e Assuntos metropolitanos.

Lupercio Ziroldo Antonio, presidente das redes Brasil e internacional de organismos de bacias hidrográficas e governador do Conselho Mundial da Água, frisou que não há concepção de uma efetiva gestão das aguas atualmente se não for com a  colaboração de toda a sociedade e que o evento contará com “inúmeros participantes de todas as regiões do país, integrando ideias, trocando experiências e formulando estratégia para o cuidar de nossas águas”.

Affonso Henrique de Albuquerque JR., Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica do Brasil, reforça a ideia e lembra que “o melhor caminho com vistas à solução passa pela gestão participativa, pela conservação , conflitos, cobrança, investimentos, saneamento, comunicação, educação e recuperação ambiental”.

Até o momento já sao mais de 1300 inscritos que participarão de fóruns, palestras e debates com vários temas entre eles: Planejamento Hídrico para habitação, abastecimento e saneamento; A importância da informação e das novas tecnologias para gestão dos recursos hídricos; Água e Turismo; Segurança hídrica como base para o desenvolvimento e Segurança hídrica como Politica Pública. Este último tema será desenvolvido pela Ministra de Estado do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas Vicente Andreu, no dia 06 as 9 horas. Confira a programação completa!

Esta 17a edição do ENCOB traz ainda para os participantes a exposição fotográfica coletiva #olharesdaagua. A exposição realizada no estande da Secima é uma forma de envolver todo o público presente. Para participar, qualquer pessoa deve publicar fotos do ENCOB ou da cidade de Caldas Novas no facebook e/ou instagram e inserir a hashtag #olharesdaagua. Uma equipe da Secima vai imprimir as melhores fotos e expor no estande dentro do Centro de Convenções.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar