Goiás lança Carta do Cerrado

 em RIO+20

 

Documento deve tratar sobre a conservação e o desenvolvimento do 2º maior bioma do Brasil . Cerca de 500 pessoas são esperadas para o evento, que começa dia 18, no Rio de Janeiro

 

O Encontro de Secretários de Meio Ambiente dos Estados e Municípios vai ocorrer às 15 horas do próximo dia 18 de junho, no auditório do Pavilhão do Rio de Janeiro na Rio + 20, no Parque dos Atletas, com capacidade para 500 pessoas.

O encontro tem como objetivo apresentar, durante a Rio + 20, a Carta do Cerrado, com diretrizes e prioridades para a conservação e o desenvolvimento sustentável do segundo maior bioma do Brasil, que responde por 24% do território do País, com uma grande diversidade de ecossistemas e espécies, abrigando as nascentes dos principais rios nacionais.

O Expositor será Eugênio Spengler – Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia e Secretário Executivo do Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Cerrado. Os Debatedores são os secretários estaduais de Meio Ambiente da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá, Roraima, Paraná, Maranhão, Piauí, Rondônia, São Paulo e Distrito Federal; a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Luis Eduardo Magalhães/BA e a Diretora de Gestão Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia/GO.

Confira a Programação

11h30–Abertura

12h–Mesa Redonda:Carta da Amazônia Brasileira
Coordenador: Vicente Falcão de Arruda Filho – Secretário de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal e Secretário Executivo do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal.

14h– Mesa Redonda: Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Coordenador: Dalton Melo Macambira – Secretário de Meio Ambiente do Estado do Piauí.
Expositor: Vicente Andreu Guillo – Presidente da Agência Nacional de Águas – ANA; Paulo Lopes Varella Neto – Diretor da Área de Gestão da Agência Nacional de Águas.

15h – Mesa Redonda – Carta do Cerrado – Conservação e Desenvolvimento do Bioma Cerrado
Expositor: Eugênio Spengler – Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia e Secretário Executivo do Fórum de Secretários de Meio Ambiente do Cerrado.

16h– Mesa Redonda: Carta da Caatinga
Coordenador: Hélio Gurgel Cavalcanti – Presidente da Abema.
Expositores: O Bioma e seus Desafios – Francisco Carneiro Barreto Campello – MMA; O Diálogo com a Sociedade Civil – Carlos Alberto Pinto Barreto – Gerentede Políticas Territoriais, Ambientais e de Inovação do Banco do Nordeste; A Carta da Caatinga – Compromissos Assumidos – Paulo Henrique Éllery Lustosa da Costa – Presidente do Conpam do Estado do Ceará.

17h– Painel: Políticas Públicas para a Mata Atlântica: desafios e soluções
Expositor: Mário Mantovani – Diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica

18h– Painel: Financiamento do Desenvolvimento Sustentável: uma cooperação entre poderes públicos e bancos locais.
Expositores: Luiz Firmino Martins Pereira – Subsecretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro; Arnauld Berger – Diretor Desenvolvimento Sustentável – Grupo BPCE.

19h– Encerramento:
Hélio Gurgel Cavalcanti – Presidente da Abema
Mauro Buarque – Presidente da Anamma
Carlos Minc Baumfeld – Secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro
Marilene de Oliveira Ramos Múrias dos Santos – Presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro/Inea

Fonte: Semarh

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar