Goiás é Prata em duas modalidades do Prêmio Nacional de Turismo

 em Destaque, Goiás, Turismo

Uma iniciativa e um profissional do Turismo goiano levaram o Troféu de Prata em premiação nacional. Os vencedores na categoria “Iniciativas de Destaque”, indicados pela Comissão Julgadora, foram anunciados em cerimônia nesta quarta-feira, 4 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). Na mesma solenidade foram apresentados os campeões, entre os cinco classificados a “Profissionais de Destaque no Turismo 2019”, escolhidos por votação popular no site do Ministério do Turismo.

Caminho de Cora Coralina
O Caminho de Cora Coralina, que ficou entre os três projetos finalistas na categoria “Iniciativas de Destaque – Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo”, levou o segundo lugar. De acordo com o Ministério do Turismo, a premiação visa reconhecer a iniciativa que valoriza ou evidencia o patrimônio natural brasileiro como atrativo turístico, respeitando os princípios de conservação da biodiversidade e prezando pelo Turismo responsável.

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso que liga oito cidades históricas, oito povoados e três unidades de conservação ambiental do Estado de Goiás. Parte da cidade de Corumbá de Goiás, passando por Pirenópolis, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí até chegar à cidade de Goiás, terra da poeta que dá nome ao percurso.

Também fazem parte do roteiro os parques estaduais da Serra dos Pirineus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada, os povoados de Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, São Benedito, Calcilândia e Ferreiro. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o Turismo aliado à preservação do meio ambiente.

Alexandrina Alves, que assessora o Caminho de Cora Coralina pela Goiás Turismo, comemora: “o segundo lugar para o Caminho de Cora Coralina é uma super premiação e servirá como grande incentivo para a continuidade desse desafio que está só começando! Além do merecido reconhecimento com o Prêmio, a verba do MTur está vindo e vamos melhorar esse nosso produto cada vez mais”.

O presidente da autarquia, Fabrício Amaral, ressalta a importância de se trabalhar com foco: “São projetos que solidificam o Turismo como uma alternativa de desenvolvimento para o Estado. Pela primeira vez, nós estamos fazendo políticas públicas para o Turismo no Estado. Em função desse trabalho, o governo federal reconheceu que estamos no caminho certo e isso é muito importante para Goiás”.

Profissional de Destaque no Turismo 2019
Goiás foi chamado ao palco duas vezes durante a solenidade de premiação. Gerente de Estruturação de Destinos Turísticos da Goiás Turismo, o turismólogo Luciano Guimarães Soares foi um dos cinco finalistas na categoria “Profissionais de Destaque no Turismo”, decidida por votação popular. Luciano conquistou o Troféu de Prata na categoria “Gestores e Técnicos”, voltada para especialistas, peritos, técnicos, empresários, ativistas, pesquisadores e outros profissionais que tenham atuado de maneira criativa e proativa pelo desenvolvimento do Turismo no Brasil nos últimos 24 meses.

O presidente da Agência Estadual de Turismo destacou as qualidades do profissional goiano: “quero registrar a nossa alegria com o reconhecimento do Ministério do Turismo em relação ao Prêmio Nacional do Turismo ao nosso Luciano Guimarães, um craque! Por isso veio essa indicação muito bacana do Ministério, reconhecendo-o como um dos melhores gestores de Turismo do País, pelos anos dedicados ao Turismo do Estado de Goiás com tanto amor”. Luciano, exibindo com orgulho seu Troféu de Prata, ficou emocionado com o reconhecimento e agradeceu ao dirigente pelo incentivo diário: “Parabéns, Fabrício, por dar visibilidade aos nossos sonhos”.

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar