Goiás na mídia nacional por pioneirismo na Educação

 em Goiás

Por Roberta Brum

O Estado de Goiás é notícia hoje no site da Folha de São Paulo, o jornal de maior circulação do país. Intitulada “Goiás prepara parceria inédita com setor privado para escolas públicas”, a matéria conta sobre o inovador projeto do governo estadual que vai testar dois novos modelos de terceirização do serviço público na área de educação, com implementação dos pilotos já em 2016.

O primeiro modelo vai entregar parte da gestão de unidades escolares a uma Organização Social (OS) enquanto o outro propõe uma terceirização de serviços escolares não pedagógicos por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). Esta proposta de inovação é inédita no Brasil. Se os projetos pilotos provarem melhoria na Educação, o Estado pode tornar-se modelo e referência neste quesito.

Inovar é entretanto um grande desafio, que Raquel Teixeira tem em conta. Em entrevista a Folha, durante o Seminário de Gestão Escolar, ela admite que a terceirização neste setor é “algo novo e muito polêmico” e prometeu que a etapa de implementação contará com uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A verdade é que apenas a notícia já causou milhares de compartilhamentos e discussões eufóricas nas redes sociais durante todo o dia.

O modelo proposto de PPP se encarregaria de reformas e manutenção em geral das escolas enquanto a parceria com a OS atuaria na contratação de professores e funcionários via CLT, com o intuito de que a mesma se torne mais flexível .

Raquel complementa a argumentação – em longo vídeo disponível na matéria durante sua exposição no evento – dizendo que o mundo vive um momento de transição em diversos campos e que com a educação não poderia ser diferente. Segundo ela o ambicioso e polêmico projeto está “focado em construir um sistema concentrado no direito do aluno em aprender”.

 

O Goiás Mais 20 assume o compromisso, como portal de comunicação goiano,  de trazer ferramentas e informação para debate público neste espaço.

 

Leia Mais na íntegra a matéria da Folha.

Leia Mais no artigo de opinião do nosso colunista.

 

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar