Goiás discute clima na ONU

 em Goiás +20

Equipe da Semarh compõe a delegação brasileira, capitaneada pelo Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores – MRE), na 40a Sessão do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), que ocorre em Copenhague, capital da Dinamarca, de 27 a 31 de outubro de 2014. O objetivo da discussão é produzir um texto de cunho científico, com base no 5° Relatório de Avaliação do IPCC, de 2013.

Este documento dará suporte para a proposição de um novo texto substitutivo ao do Protocolo de Quioto, a ser elaborado em Lima (Peru), por ocasião da 20a Conferência das Partes (COP 20) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), de 1 a 12 de dezembro desse ano. Este substitutivo deverá ser tomado em Paris, na COP 21 da mesma Convenção, ano que vem, para entrada em vigor.

A Semarh, por meio da Secretária Jacqueline Vieira e servidores da área diretamente ligados ao tema e de suporte estratégico, acompanha as negociações e antevê o rumo dos acordos e dos impactos das decisões sobre as políticas públicas ambientais goianas, bem como seus desdobramentos sobre aspectos econômicos, políticos, sociais e institucionais. A expectativa é também municiar a condução do recém-criado Fórum Goiano de Mudanças Climáticas e PSA com informações, diretrizes e priorizações em harmonia com o princípio de “pensar globalmente, agir localmente”. “Construir uma política pública abrangente e sólida requer o exercício de pensar nos dois sentidos: do global para o local e do local para o global”, afirma Jacqueline.

IPCC

O IPCC foi criado em 1988 pela Organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas, seus impactos potenciais e opções de adaptação e mitigação. O IPCC define a mudança climática como uma variação estatisticamente significante em um parâmetro climático médio ou sua variabilidade, persistindo um período extenso (tipicamente décadas ou por mais tempo). A mudança climática pode ocorrer devido a processos naturais ou forças externas, ou devido a mudanças persistentes causadas pela ação do homem na composição da atmosfera ou do uso da terra.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar