Fórum Ambiental discute os perigos dos agrotóxicos para a saúde

 em FICA

por Gabriella Alexandre

O Fórum Ambiental desta quinta-feira, 14, trouxe convidados para discutir sobre meio ambiente, alimentação saudável e agrotóxicos durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), edição 2015.

O debate foi realizado no Convento do Rosário e promoveu o lançamento do “Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”. Depois de causar grande impacto em 2012, o Dossiê ganha nova edição com mais de 600 páginas.

O livro reúne informações de centenas de livros e trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde.

Foto: Flavio Isaac

Foto: Flavio Isaac

O Fórum foi mediado pelo professor de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Murilo Mendonça Oliveira, e convidados que compartilharam suas experiências de vida. A moradora do Assentamento Don Fernando, de Itaberaí, Ivonilde Gonçalves de Almeida, uma das convidadas,  deu o seu depoimento sobre as consequências da utilização de agrotóxicos em sua lavoura familiar.

De acordo com ela “o pessoal do assentamento usa produtos tóxicos sem nenhuma proteção”.  Atualmente, Ivonilde tem que lidar com diversos problemas de saúde, e, a partir disso, procurou mudar completamente seus hábitos alimentares e de cultivo.

livro0122

Foto: Flavio Isaac

Murilo Mendonça encerra o debate ressaltando a importância de se investir em agroecologia nos assentamentos, através da transformação das relações sociais na agricultura, exploração e degradação, por práticas que direcionem para uma agricultura sustentável.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar