Força Nacional manterá operações na Floresta Amazônica até 2016

 em Política

Via: Portal do Brasil

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, autorizou, nessa quarta-feira (22), a prorrogação das operações da Força Nacional no combate a crimes ambientais na Floresta Amazônica, em apoio aos servidores do Ministério do Meio Ambiente. A portaria, que renova a parceria até 30 de janeiro de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).

A medida atende a pedido da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e poderá ser renovada, se necessário. O número de policiais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e o plano de trabalho obedecerão ao planejamento definido pelos entes envolvidos, cabendo ao órgão solicitante providenciar os recursos e a logística operacional necessários à execução da missão.

Em março, o Ministério da Justiça e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, firmaram contrato para implementação de projeto de combate ao desmatamento ilegal na Floresta Amazônica.

Aprovado pelo Fundo Amazônia, o projeto garantirá a permanência de 200 homens da Força Nacional de Segurança Pública em pontos estratégicos do bioma.

Ao todo, serão investidos R$ 30,6 milhões. A criação e o aparelhamento da Companhia de Operações Ambientais com o efetivo da Força Nacional são atividades previstas na terceira fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).

Composição da Força Nacional

A Força Nacional é composta por policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos. A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança.

Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos estados, que passam por um rigoroso treinamento no Batalhão de Pronta Resposta (BPR).

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar