FICA inicia com Conferência Ambiental

 em Goiás +20

O Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (Fica) edição 2013 começou na tarde desta terça-feira, dia 2 de julho, na cidade de Goiás. A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) abriu seu espaço para visitação ao público. A Secretaria oferece serviços como o Vapt Vupt Ambiental e orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como sobre os comitês de Bacias Hidrográficas e os procedimentos para concessão de outorgas de uso de água, em um espaço no Quartel do Vinte, na Praça do Chafariz.

A primeira atividade do Fica foi a Conferência Livre de Meio Ambiente, na manhã desta terça-feira. O evento reuniu os integrantes do Fica Limpo, grupo responsável pela limpeza da cidade durante o festival. Eles receberam orientações sobre a questão dos resíduos sólidos, tema da Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá em Goiânia em setembro. A Conferência Livre é parte da metodologia de discussão com a sociedade sobre a gestão dos resíduos sólidos.

A Semarh preparou uma série de atividades durante o Fica. Nesta quarta-feira, dia 3, haverá, das 14 às 18 horas, a Oficina de Compostagem, com o servidor Luiz Alberto de Souza, no Empório Sebrae/Fica, no Colégio Estadual Prof. Alcide Jubé. Também no Empório Sebrae/Fica, ocorre o “Artemeios: meios e ambientes interativos”, das 15 às 18 horas. A oficina “Reaproveitamento de resíduos – Arte e Artesanato Sustentável” será ministrada por Sherol Vinhas, no Centro Comunitário Setor Rio Vermelho, das 9 às 12 horas, e das 15 às 18 horas é a vez da oficina sobre Uso de Plantas do Cerrado para confecção de biojoias, com Maria Cerrado, também no Centro Comunitário Setor Rio Vermelho.

Uma das principais atividades da Semarh este ano no Fica são os passeios ciclísticos na Serra Dourada. Coordenada por uma equipe de ciclistas da Semarh, o Pedal na Serra vai ocorrer no sábado, dia 6, e no domingo, dia 7, a partir das 8 horas da manhã. No sábado, o passeio sairá da Sede da Semarh no Fica, no Quartel do Vinte, e fará a volta no morro da Índia Deitada, um circuito de 20 quilômetros e nível moderado de dificuldade. No domingo, os ciclistas também vão partir do Quartel do Vinte e seguir pelo vale da Serra Dourada, um percurso de 30 quilômetros de nível médio de dificuldade. Todas as pessoas interessadas estão convidadas a participar dos passeios na Serra. A atividade visa mostrar ao público uma parte da cidade de Goiás que ainda possui vegetação nativa do Cerrado, de forma saudável e não poluente.

Há ainda uma série de atividades ao longo do Fica. Confira abaixo:

[box]

3/07/2013 – (Quarta-feira)

15h – Reativação do Conselho Consultivo do Parque Serra Dourada – Lyceu de Goyaz[/box] [box]

04/07/2013 – (Quinta-feira)

8h – Comitê de Bacias – Oficina de Capacitação- Lyceu de Goyaz[/box] [box]

05/07/2013 – (sexta-feira)

8h – Comitê de Bacias – Oficina de Planejamento “Ação de Educação sobre o uso da água” – Lyceu de Goyaz
Grupo Teatral Arte e Fogo – Educando o Ambiente no Meio da gente.    Centro Histórico[/box] [box]

6/07/2013 – (Sábado)

4h – Pedalando pro FICA – Saída de Goiânia
8h – Pedal na Serra Dourada – Morro da Índia Deitada – saída no Quartel do Vinte
Grupo Teatral Arte e Fogo – Educando o Ambiente no Meio da gente.    Centro Histórico[/box] [box]

7/07/2013 – (Domingo)

8h – Conhecendo a Serra Dourada – Pedal no Vale da Serra Dourada
Grupo Teatral Arte e Fogo – Educando o Ambiente no Meio da gente.    Centro Histórico[/box]

Fonte: SEMARH – Imprensa

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar