Estudantes de escola pública fazem curta inspirado nas tartarugas marinhas

 em Comportamento, Sustentabilidade

via Portal Brasil

Um grupo de alunos da turma 1º ano do Ensino Fundamental de 2014 do Colégio Aplicação de Florianópolis (SC) produziram a animação Tamu e seus amigos: navegue nesta aventura, inspirada nas tartarugas marinhas. A produção foi um dos 39 filmes selecionados para participar do 19º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM/2015). Durante um ano, a professora Mariza Konradt de Campos manteve contato com o Projeto TAMAR de Floripa, enviou fotos dos trabalhos dos alunos e se atualizou sobre a conservação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Contou também com o auxílio do material de apoio guia do professor do Programa Amigos do Mar, parceria entre o Instituto Arcor Brasil e o Projeto TAMAR.

Tudo começou em Aracaju/SE, com um projeto que levou a Tamu, uma tartaruga de pelúcia, a visitar suas amigas tartarugas no TAMAR pela primeira vez. A partir daí, a professora desenvolveu uma atividade multidisciplinar que abordou o tema da proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção, e teve como resultado um vídeo, selecionado entre 385 trabalhos inscritos no FAM/2015, que foi realizado de 19 a 26 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para a coordenadora do TAMAR Florianópolis, Juçara Wanderlinde, o trabalho é um ótimo exemplo de como os professores podem tratar esse assunto em sala de aula. O filme conta a história do Tamu, uma tartaruga-verde que sobrevive graças à ajuda de pessoas preocupadas em cuidar da natureza e preservar os animais, e ao trabalho de instituições como o Projeto TAMAR, conta a professora Mariza. “Os alunos pesquisaram, assistiram a documentários, leram, fizeram questionamentos, ouviram palestras, registraram, fizeram visitas em busca de informações e descobriram muitas curiosidades sobre as tartarugas marinhas”.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar