Estudantes criam parede feita de material que poderia substituir o ar condicionado

 em Inovação, Sustentabilidade

Os aparelhos de ar condicionado são cada vez mais comuns em casas e escritórios. O problema é que, ao usá-los para refrescar o ar nos dias mais quentes, nós também utilizamos grandes quantidades de energia elétrica, o que se reflete na conta e, principalmente, nos danos ao meio ambiente.

Para evitar que a solução para o calor continue gerando tantos problemas, alguns estudantes do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC), na Espanha, se uniram para criar uma parede capaz de refrescar ambientes de maneira sustentável. O material usado foi apelidado de hidrocerâmica e é composto por bolhas de hidrogel capazes de reter até 400 vezes o seu volume em água. Assim, as esferas absorvem a água e, nos dias mais quentes, evaporam, refrescando os ambientes. Com apenas um dia de chuva as bolhas já são preenchidas novamente, podendo reiniciar o processo de resfriamento sem necessitar de energia elétrica.

Por enquanto, a ideia é apenas um protótipo, mas o vídeo abaixo mostra que as paredes de hidrocerâmica têm tudo para dar certo. Confere só:

hidroceramica1

hidroceramica3

hidroceramica4

hidroceramica5

hidroceramica6

hidroceramica7

Fotos via.

hidroceramica2

Foto via

 

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar