Estados se unem na defesa do Cerrado

 em Goiás +20

Foco é criar a frente parlamentar para proteção do bioma

A capital do Tocantins foi palco do VIII Encontro do Fórum dos Secretários Estaduais do Meio Ambiente do Bioma Cerrado (Fórum Cerrado). Em Palmas, secretários de oito estados estão discutindo a preservação do bioma e buscam o reconhecimento do Cerrado como patrimônio natural, como ocorre com a Amazônia e a Mata Atlântica. Secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jacqueline Vieira representa o estado no grupo.

Entre os temas abordados no dia 2, destaque para a proposta de criação de Frente Parlamentar para Proteção de Cerrado. Esta frente visa unificar as bancadas federais dos estados que possuem áreas de Cerrado, para que consigam aprovar leis que possibilitem mais recursos e políticas de conservação do bioma. “Esta frente parlamentar pode fazer muito pelo Cerrado. Outras regiões do País já possuem um compasso articulado para defenderem seus biomas”, explica Jacqueline.

Também estão em pauta os procedimentos para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em cada estado, além da unificação de procedimentos de compensação de Reserva Legal para os estados do bioma Cerrado e os códigos florestais estaduais. Goiás é o estado com maior território de Cerrado no Brasil.

Assessoria da Semarh.

 

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar