Especialistas internacionais discutem gestão da água

 em Goiás +20

Especialistas brasileiros e estrangeiros estão reunidos em Brasília para o Seminário Diálogo Político OCDE/Brasil sobre Governança da Água. Esta iniciativa é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que busca fortalecer o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) para que ele possa atender aos desafios atuais e futuros relacionados à água.

 

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) participa da avaliação e das recomendações políticas centrais da proposta de relatório da OCDE, sobre o desempenho e a eficácia do sistema de governança das águas e dos regimes de alocação de água do Brasil. A partir dos debates do evento, será produzida a versão final do relatório, que possuirá recomendações detalhadas para apoiar a atuação dos integrantes do Singreh e outros atores relacionados.

 

O Diálogo Político sobre Governança da Água é baseado na análise da realidade do País e na troca de experiências internacionais sobre o tema. O trabalho busca fornecer diretrizes e orientações para melhorar a capacidade de se lidar com um ambiente institucional e territorial complexo e variado – como é o caso do Brasil –, demanda competitiva pela água e necessidade de segurança hídrica.

 

O Diálogo vem sendo desenvolvido sob dois pilares: alocação de água e o Pacto Nacional pela Gestão das Águas. O trabalho vem sendo realizado pela equipe da OCDE, composta por funcionários da Organização, especialistas internacionais de Portugal e Austrália, Canadá e África do Sul, e da Comissão Europeia.

 

Para a secretária Jacqueline Vieira, o Brasil precisa concretizar seu Pacto das Águas, e os estados devem se integrar a esse plano. “Elevar a pauta da água com informações e ações concretas evitará conflitos e crises futuras”, explica. Na quarta-feira o grupo discutiu o estudo de caso referente à bacia hidrográfica do Rio São Marcos. Nesta quinta, as atenções estão voltadas para o São Francisco. O superintendente de Recursos Hídricos da Semarh e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Bento de Godoy Neto, também participa do encontro.

 

OCDE

Criada em 1961, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico busca promover políticas que aperfeiçoem o bem-estar econômico e social das pessoas ao redor do planeta. A OCDE é um fórum que proporciona a governantes o compartilhamento de experiências e a busca por soluções para problemas em comum. Com sede em Paris, França, a instituição conta com 34 países-membros e também atua conjuntamente com países emergentes, como Brasil, China e Índia.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar