Entidades femininas realizam Seminário ‘Mulheres Transformando a Política’, na quinta-feira, 21, em Goiânia

 em Comportamento, Goiás, Política

As mulheres estão preocupadas em ocupar espaços nas diferentes esferas da política brasileira. Embora seja 54% do eleitorado, a representação feminina gira em torno de 10%. Por isso, a pouco menos de quatro meses das eleições, elas estão buscando se mobilizar. Nesse contexto será realizado no próximo dia 21 de junho (quinta-feira), às 18h, no Teatro João Alves de Queiroz (TV Serra Dourada), o seminário “Mulheres Transformando a Política”, promoção conjunta do Núcleo Goiânia do Grupo de Mulheres do Brasil e a Comissão Goiás da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.

A estrutura do seminário está dividida em dois grandes momentos: a palestra de abertura, com o Secretário de Governo de Goiás, Ricardo Balestreri, que abordará o tema “Direitos Humanos e a Mulher na Sociedade Brasileira”; e, na sequência, o Painel de Debates, intitulado: “Construção da Cidadania, Empreendedorismo Social e Mulheres na Política”. Confirmaram presença, como debatedoras: a senadora Lúcia Vânia (PSB), a vereadora, Dra. Cristina (PSDB); Rita Poli, Coordenadora da Procuradoria da Mulher do Senado da República; Maria Emília Brasil, Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MT) e Raquel Teixeira, ex-Secretária de Educação do Estado de Goiás.

Para a advogada Larissa Junqeira Bareato, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Comissão de Goiás, e coordenadora da Causa Políticas Públicas, do Núcleo Goiânia do Grupo Mulheres do Brasil, “as mulheres precisam se ver como protagonistas nas esferas do poder”. O simpósio, na opinião de Larissa, é uma maneira de colocar essa questão em discussão. Ela explica que o evento tem por objetivo discutir a participação das mulheres na política, seja classista ou partidária. Contribui também para que as demandas desse segmento sejam ouvidas, além de transformar as discussões em ações positivas para serem promovidas pela sociedade.

Mulheres no parlamento

Segundo dados da ONU Mulheres, num ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre mulheres nos parlamentos nacionais, o Brasil ocupa a 32ª posição devido aos 9,9% de parlamentares eleitas. Está à frente somente de Belize (3,1%) e muito distante da primeira posição ocupada pela Bolívia, que detém 53,1% de mulheres no parlamento. Na América Latina e Caribe, a média do número de mulheres parlamentares nas Câmaras de Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%. O Brasil também ocupa as últimas posições no ranking mundial de 172 países Mulheres na Política. Está posicionado em 154º lugar, considerando 10,7% de mulheres na Câmara e 14,8% no Senado.

Romper barreiras

A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) está presente em 17 estados da Federação e no Distrito Federal. A entidade tem por objetivo promover a luta pela igualdade de gênero e o avanço da mulher no mercado de trabalho. A associação atua de forma comprometida e alinhada com a necessidade de romper barreiras. A ABMCJ – Comissão Goiás é presidida pela advogada Larissa Junqueira Bareato.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013, por 40 mulheres, com o objetivo de discutir temas e políticas públicas relacionados à violência contra mulher, educação, cultura, igualdade racial, discriminação, além de incentivar o empreendedorismo, ressaltando a importância do engajando das mulheres em uma carreira profissional. Hoje já são mais de cinco mil mulheres espalhadas pelo país.

Em Goiás as líderes do movimento são as executivas Maria Luíza Cavalcante Lima e Helena Ribeiro. Com planos de ações locais, a iniciativa quer dar mais visibilidade à causa das mulheres, trazendo uma reflexão sobre o papel da mulher em cargos públicos e debatendo sobre a violência doméstica. O projeto em Goiânia tem sempre como base os objetivos principais do movimento, com as necessárias adaptações para a região, focando na realidade local.

Seminário “Mulheres Transformando a Política”

Data: 21 de Junho de 2018 – Quinta-Feira

Horário: 18h às 21h30

Local: Teatro Joaquim Alves de Queiroz (TV Serra Dourada) – Rua Castorina Bittencourt Alves, 349, Jd. Goiás – Goiânia (GO)

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar