Energia Solar

 em Goiás +20

Quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.

Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica. No Brasil, o primeiro é mais encontrado nas regiões Sul e Sudeste, devido a características climáticas, e o segundo, nas regiões Norte e Nordeste, em comunidades isoladas da rede de energia elétrica.

O mapa abaixo mostra o potencial de captação de energia solar que o Brasil possui considerando suas regiões geográficas. A Média anual de insolação diária determina basicamente quantas horas por dia há incidência completa de raios solares sobre uma determinada região.

Fonte: ATLAS Solarímétrico do Brasil. Recife : Editora Universitária da UFPE, 2000. (adaptado)

Como foi dito anteriormente existe vários tipos de aproveitamento de energia solar, confira abaixo suas características:

Coletor solar: A radiação solar pode ser absorvida por coletores solares, principalmente para aquecimento de água, a temperaturas relativamente baixas (inferiores a 100ºC).

Fonte: GREEN, M. A. et al. Solar cell efficiency tables: version 16. Progress in Photovoltaics: Research and Ap-plications, Sydney, v. 8, p. 377-384, 2000 (adaptado).

Geração Fotovoltáica: A radiação solar pode ser diretamente convertida em energia elétrica, por meio de efeitos da radia-ção (calor e luz) sobre determinados materiais, articularmente os semicondutores.

Fonte: CENTRO DE REFERÊNCIA PARA A ENERGIA SOLAR E EÓLICA SÉRGIO DE SALVO BRITO - CRESESB. 2000. Disponível em: www.cresesb.cepel.br/cresesb.htm (adaptado)

Fonte: ANEEL

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar