Energia elétrica pode ser gerada por plantas, segundo pesquisas

 em Comportamento

Pesquisadores por toda parte do mundo estudam cada vez mais novas alternativas de produção de energia, principalmente que sejam ambientavelmente corretas, e um novo caminho que se apresenta se dá por meio da atividade biológica de plantas e bactérias.

Segundo notícia divulgada pelo site da BBC, cientistas da universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, estão estudando formas de transformar a energia produzida por plantas em “painéis solares biológicos”. O grupo também investiga como algas marinhas podem ser usadas como fonte de energia.

Um projeto na Holanda, chamado de Plant-e, foi testado com sucesso em uma área verde de 15 m² em um um jardim da Universidade de Wageningen, sendo capaz de carregar a bateria de um celular. Segundo informações divulgadas pelo site Springwise, a tecnologia captura energia já gerada pelo processo natural da planta. Através da luz solar, há a fotossíntese e os resíduos dessa reação são liberados em solo encharcado. Lá, micro-organismos quebram esses resíduos e liberam prótons e elétrons que serão apanhados por cátodos e ânodos para produzir a carga elétrica. De acordo com os pesquisadores, o crescimento da planta não é comprometido pela técnica.

Apesar de ter sido testada apenas em área urbana e ter produzido uma pequena quantidade de eletricidade, a equipe da Plant-e, prevê a implementação em grandes plantações e sobre os telhados para ajudar a gerar energia para os edifícios da cidade.

Entenda melhor no vídeo abaixo: (em inglês)

Via Catraca Livre

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar