Embrapa cria sistema de gestão ambiental para aquicultores

 em Goiás +20

Os produtores de organismos aquáticos – como mariscos, peixes, entre outros -,
O sistema desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Jaguariúna (SP), permite que os produtores de organismos aquáticos – como peixes e mariscos – avaliem se os processos conduzidos em suas propriedades estão alinhados às Boas Práticas de Manejo da Aquicultura. Conforme os técnicos, a ferramenta está em fase de validação e a previsão é de que o acesso público seja liberado até o mês de agosto.

De acordo com a pesquisadora responsável pelo projeto de gestão ambiental da Aquicultura (Aquisys), Maria conceição Pessoa, o sistema pode ser colocado em funcionamento pela internet. Ela comenta que o mecanismo é todo informatizado e desenvolvido para auxiliar os produtores na gestão consciente da atividade econômica, especialmente o cultivo da tilápia.

O sistema reúne, em um único local, diversas informações e estimativas importantes para o produtor, que antes ficavam dispersas ou em linguagem de difícil entendimento. Dessa maneira, é possível trabalhar temas como as boas práticas de manejo da aquicultura, as leis, os órgãos e os serviços que envolvem a atividade; e o apoio à gestão ambiental. Segundo as premissas do sistema, cada tema oferece diversos módulos para obtenção de diagnósticos, estimativas, informações ou organizações de dados que apoiem as políticas públicas do setor.

Fonte: Portal Terra

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar