Efeito estufa: G7 faz compromisso mas não estabelece metas

 em Política, Sustentabilidade

*por Roberta Brum

Esta semana, na segunda-feira, o G-7, por meio de seus líderes, concordou na diminuição da dependência econômica dos combustíveis fosseis a fim de reduzir o efeito estufa. Entretanto não se estabeleceu metas imediatas a ser cumpridas pelos próprios países.

Em um comunicado oficial eles defendem e respaldam um corte global na emissão dos gases numa faixa de 40 a 70 por cento em relação a 2010 até o ano 2050. “Assumimos o compromisso de fazer nossa parte para termos uma economia de baixa emissão de carbono no longo prazo, incluindo o desenvolvimento e a implementação de tecnologias inovadoras”, esclareceu o comunicado.

Um plano que não exige metas objetivas é um plano que vai se medindo e se adaptando. Parecem estar tentando que paralelamente, de acordo com os resultados de cada país, se vaiam alinhando para saber qual a capacidade de cada um. “Na questão do carbono quando um país se dispõe a reduzir primeiro ele tende a ter um impacto económico maior que o outro. Se todos reduzirem conjuntamente o impacto é menor”, esclarece o empresário e experto do tema ambiental Marcelo Sáfadi, sócio do Portal Goiás Mais 20.

Ele lembra ainda que a percepção sobre a necessidade de reduzir as emissões não diz respeito apenas à mudança da matriz energética, já que se a mesma chega a mudar haverá uma menor pressão dos países árabes na geopolítica mundial. “Não é só um compromisso do efeito estufa mas também a utilização do efeito estufa para fazer uma barganha mundial sobre a dependência do petróleo”, avalia.

Compreendendo a complexidade do tema de espectro ‘ambiental –geopolítico’ as organizações ambientais estão vendo com positividade a iniciativa conforme sinalizou Sam Smith, líder da Iniciativa para o Clima e Energia da WWF: “Eles emitiram sinais políticos importantes, mas poderiam ter feito mais, em especial assumindo compromissos nacionais concretos de ação imediata”.

 

 

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar