Debate sobre racismo ambiental no Fica 2013

 em Goiás +20

A Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) preparou uma programação repleta de atividades para toda a semana do Fica 2013 com o intuito de apoiar e incentivar a cultura, o cinema e o meio ambiente. Por meio de diversas manifestações culturais, tais como a dança, exposição de fotos e artesanato, além de oficinas, rodas de conversa e um seminário, a Semira procura integrar o público do festival e da Cidade de Goiás a um contexto de vida sustentável, baseada na diversidade étnica-social.

As exposições de fotos Esse é meu lugar e Olhar Negro terão início na quarta-feira, dia 3, a partir das 14 horas, no Quartel do XX. As fotografias exibidas na exposição Esse é meu lugar foram tiradas durante um curso ministrado pelo fotógrafo e cineasta Kim-Ir-Sen Pires Leal a mulheres de assentamentos próximos à Cidade de Goiás. O objetivo da oficina foi prover ferramentas básicas da linguagem visual, no caso fotografia, a essas mulheres para aprimorar sua acuidade visual e seus valores críticos. Já a exposição Olhar Negro é o resultado de uma pesquisa realizada acerca dos ritos, mitos e história negra e tem o intuito estabelecer o diálogo e despertar a atenção da comunidade sobre a cultura negra no Estado de Goiás.

Na quinta-feira, dia 4, será realizado o seminário sobre Racismo Ambiental às 14 horas no Museu das Bandeiras (Muban). O Seminário tem a finalidade de expor e debater o preconceito sofrido pela extrema maioria das populações afrodescendentes, indígenas e ciganas, privados diariamente de seus direitos básicos. No mesmo dia, será realizada a apresentação de cultura e arte LGBTT, às 20 horas, no palco no gramado do Muban. A apresentação consiste na realização de performances e na difusão das manifestações artísticas conhecidas como “bate cabelo” e “show de transformistas”.

A Roda de Conversas, outra atividade promovida pela Semira, será realizada em três etapas. A Roda de Conversas I tem como tema “Racismo Ambiental – A existência sem folha, sem água e sem moradia sustentável”, a Roda de Conversas II abordará o assunto “Orientação sexual e identidade de gênero – discriminação e violação de direitos” e a Roda de Conversas III falará sobre “Autonomia, direitos e empoderamento das mulheres”. Todos os encontros ocorrerão em salas do Muban.

Fonte: Adele Lazarin – FICA 2013

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar