Debate sobre Racismo Ambiental no FICA 2013

 em Goiás +20

A Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), em parceria com a Secult/Fica, realizou na manhã de hoje, 5, uma roda de conversa com o tema “Racismo Ambiental – A existência sem folha,sem água e sem moradia sustentável” no Museu das Bandeiras (Muban).

Raimunda Gomes é da Semira e foi responsável pela inclusão do tema no Fica 2013. “A roda é um aprofundamento deste assunto tão importante a partir da realidade de cada um que participa”, explicou. O objetivo do debate foi estimular discussões sobre os efeitos que o racismo provoca na ocupação do solo urbano em grupos sociais vulneráveis como pessoas negras, ciganas, quilombolas, populações ribeirinhas e verificar como a distribuição desigual do solo urbano afeta a qualidade de vida desses grupos.

Sentados em círculo, os participantes interagiram com a mediadora Raimunda e reconheceram a importância de participarem. A professora de história Luciene Bonfim veio de Salvador e afirmou: “É interessante participar de uma roda de conversa, porque aqui nós temos voz, interagimos, é um espaço para questionamento”.

Hoje, às 14 horas, ocorrerá outra roda de conversa com o tema “Orientação Sexual e identidade de Gênero – Discriminação e Violação de Direitos”. Amanhã, às 10 horas, é a vez do tema “Autonomia, direitos e empoderamento das Mulheres”, no mesmo local.

Fonte: Fica.art.br. Foto: Marina Adorjan

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar