Costa Rica passou primeiro semestre com quase 100% de energias renováveis

 em Inovação, Sustentabilidade

via UOL

A Costa Rica completou a primeira metade do ano com 98,55% de sua energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis, uma marca histórica para o país, informou nesta quarta-feira o Instituto Costa-riquenho de Eletricidade (ICE).

Dados do Centro Nacional de Controle de Energia do ICE revelaram que a matriz energética do país se abasteceu de água, sol, vento, geotérmica e biomassa e apenas 1,45% foi gerada com a queima de combustíveis fósseis.

“Contar com uma matriz elétrica diversa permite aproveitar com a maior eficiência às condições atmosféricas, ao mesmo tempo em que se reduz as emissões de gases nocivos e se propicia um impacto positivo da estabilidade das tarifas”, comentou Carlos Obregón, presidente executivo do ICE.

Em 2014, o país centro-americano usou fontes térmicas (combustíveis) para gerar 10,34% de sua eletricidade e o ICE espera reduzi-lo a 2,9% no fim deste ano, informou a instituição em um comunicado.

Do total da energia elétrica usada nos primeiros seis meses do ano, 73,26% provêm de fontes hídricas, 13,05% de geotérmica (calor da terra), 10,86% eólica, 1,36% de biomassa e 0,02% solar, todas elas renováveis. O 1,45% restante é a geração térmica, que não é renovável.

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar