Cores vivas de ipês contrastam com período mais seco do ano

 em Goiás, Goiás +20, Urbe

          E durante a época mais seca do ano no Centro-Oeste brasileiro, eis que surgem as floradas dos ipês, árvore símbolo do Cerrado.

          Em meio a baixa umidade e a paisagem cinza em Goiânia, os ipês aparecem e encantam moradores da capital goiana.

          Localizada na Avenida Contorno, próximo ao Parque Mutirama, um exemplar do Ipê amarelo floriu esta semana. Flores amarelas também são facilmente encontradas no Morro do Serrinha, localizado no bairro de mesmo nome. “Os Ipês são plantas da família Bignoniaceae, comuns em todo o Brasil, especialmente em florestas”, esclarece o biólogo Gláucio Freitas. Ele diz que essas árvores portadoras de flores com cores distintas não compõem apenas uma espécie de Ipê. Cada cor de flor corresponde a uma espécie diferente dessa árvore. A família da qual a planta faz parte possui aproximadamente 110 gêneros e 800 espécies e inclui também arbustos.

A árvore que pode ser facilmente encontrada nas cidades de Goiânia e Brasília não é exclusividade do cerrado como alguns pensam, mas são mais abundantes nestas cidades pois foram plantadas com propósito paisagístico. O interessante dessas plantas é que costumam florescer justamente no período mais seco do ano, onde a baixa umidade e os dias mais curtos dessa época do ano induzem a planta a inicia a sua floração.

Por: Danilo Andrade Nery

Leia mais em:

http://ohoje.com/noticia/cidades/n/179524/t/em-epoca-de-seca-ipes-floridos-colorem-a-paisagem-de-goiania

https://www.opopular.com.br/noticias/magazine/flores-de-cores-vivas-dos-ip%C3%AAs-contrastam-com-a-paisagem-monocrom%C3%A1tica-dos-dias-de-seca-em-goi%C3%A1s-1.2110435

Postagens Recomendadas
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar