Consumidor está usando mais as sacolas ecológicas, diz pesquisa

 em Comportamento, Sustentabilidade

Pesquisa feita pela Fecomércio-RJ/Ipsos mostra que o consumidor brasileiro está usando mais as sacolas ecológicas na hora das compras, em substituição às de plástico. Segundo a pesquisa Consumo Consciente 2012, realizada com mil entrevistados de 70 cidades do país, incluindo nove regiões metropolitanas, 17% dos entrevistados informaram que sempre usam sacolas ecológicas no lugar das de plástico.

Segundo a pesquisa, isso representa uma alta de 12 pontos percentuais em relação ao resultado de 2010, quando a pergunta começou a ser feita aos entrevistados. Naquele ano, apenas 5% dos entrevistados responderam que sempre usavam sacolas ecológicas. O percentual dos que nunca usam sacolas ecológicas caiu de 84% em 2010 para 60% em 2012, enquanto os que usam ocasionalmente subiram de 11% em 2010 para 21% em 2012.

Outro ponto positivo da pesquisa diz respeito ao hábito de separar o lixo. A pesquisa mostra que 49% dos entrevistados separam o lixo para reciclagem. O percentual era de 40% em 2007.

Preocupação com a natureza vem diminuindo
Mas, de modo geral, a pesquisa mostra que o brasileiro ainda não é ecologicamente correto e sua preocupação com a natureza vem diminuindo: 37% dos entrevistados disseram que não consideram a preservação do meio ambiente no seu dia a dia; em 2007, quando a pesquisa começou, o índice era de 26%.

O levantamento mostra situações em que os entrevistados passaram a dar menos importância ao meio ambiente em relação a 2007. Usar sobras de refeições, por exemplo, recuou de 74% em 2007 para 66% em 2012; plantar árvores ou cuidar de jardins, caiu de 42% para 37%; e consumir produtos com menor impacto para o meio ambiente caiu de 26% para 22%. Ao comprar alimentos, 75% dos entrevistados em 2012 declararam não se preocupar em verificar se o mesmo é transgênico; em 2007, o percentual era menor: 68%.

Desde o início do levantamento, ficou claro que as práticas mais adotadas pelos entrevistados são apagar a luz e fechar a torneira, segundo a pesquisa. Em 2007, 93% dos entrevistados declararam apagar as luzes ao sair de um cômodo, índice próximo aos 91% de 2012. Fechar a torneira enquanto nãoi se está usando a água, por sua vez, caiu de 92% para 89%, na mesma base de comparação.

Para o economista da Fecomércio-RJ, Christian Travassos, a noção de ser ecologicamente correto está crescendo.

“Esses hábitos levam tempo para maturar. Hoje, o brasileiro sabe que agir de forma ecologicamente correta vai além de poupar água ou energia. Falta essa percepção ser posta realmente em prática, mas há avanços”, disse.

(Via G1)

Postagens Recentes
Contato Comercial

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar